home > noticias >

PATRIMÔNIO NATURAL

Assembléia de Formação do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Alto Cariri será realizada no Povoado de Monte Alegre


Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 30/05/2017 09:39

Publicidade

O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade – ICMBio, em parceria com a Prefeitura de Guaratinga, está convidando as comunidades, povoados, órgão públicos e associações da sociedade civil para participarem da Assembleia de Formação do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Alto Cariri, no dia 09 de Junho de 2017 (sexta-feira) às 09h00 na Paróquia São Sebastião em Monte Alegre.

 

O Parque Nacional do Alto Cariri é uma Unidade de Conservação Federal criada pelo decreto presidencial s/nº em 11 de Julho de 2010, formando um complexo de serras separadas por vales profundos, com uma área que abriga o último conjunto de fragmentos de Mata Atlântica de grande porte da região leste do sul da Bahia e nordeste do Estado de Minas Gerais. Tem como objetivo preservar o complexo de Serras do Alto Cariri, manter e recuperar mananciais e cursos d’água, garantir a manutenção de populações de espécies de mamíferos e aves ameaçadas de extinção e possibilitar o desenvolvimento de educação, pesquisa e turismo ecológico.

 

Segundo Adriana Prestes, Chefe da unidade, que ressalta ser muito importante a presença e participação das comunidades, o Parque tem importância ecológica, estética, educativa e afetiva pela responsabilidade da manutenção do patrimônio natural e por estar relacionado com a história e a cultura das comunidades. Assim, a criação do conselho consultivo, possibilita a participação da sociedade na gestão do parque, fortalecendo o potencial ecoturistico da região, aumentando o dialogo e contribuindo com o município de Guaratinga. Por isso, e tão importante à participação das comunidades na Assembleia que tem como objetivo decidir através da votação quais órgão públicos e associações vão participar do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Alto Cariri. 








Comentários do público:

Publicidade
0