CAPACITAÇÃO
87ª CIPM participa do curso de pilotagem de drones para operações de segurança pública
Por: Ascom 87ª CIPM | Pub.:
09/03/2026 13:12 | Atual.:09/03/2026 13:16
Publicidade

O subcomandante da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), capitão Vitor Leandro Nascimento Nunes, foi o representante da unidade no Curso de Piloto Policial do Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (Drone), promovido pela Força Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A capacitação foi realizada entre os dias 2 e 7 de março, na sede do 8º Batalhão da Polícia Militar, na cidade de Porto Seguro. Esta foi a 26ª edição do curso, que reuniu profissionais de diversas forças de segurança do país.
Participaram da formação representantes da Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil da Bahia, Polícia Civil da Paraíba, Polícia Federal, além da Polícia Penal da Bahia e integrantes da própria Força Nacional.
Do efetivo vinculado ao Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul (CPR-ES), participaram policiais da 87ª CIPM, 89ª CIPM, do 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro e da Rondesp Extremo Sul.
O curso foi ministrado por instrutores integrantes da Força Nacional, tendo como instrutor-chefe um piloto de helicóptero do Distrito Federal, especialista em operações aéreas aplicadas à segurança pública.
A capacitação teve como objetivo qualificar profissionais para a utilização de aeronaves remotamente pilotadas em atividades policiais, promovendo a padronização de procedimentos relacionados à captação de imagens, georreferenciamento, filmagens aéreas e plotagens de dados. As técnicas aprendidas visam subsidiar investigações, patrulhamentos ostensivos e operações policiais, ampliando a eficiência das ações de segurança pública.
A formação foi realizada na modalidade presencial, combinando atividades teóricas e práticas voltadas ao emprego de drones em cenários operacionais, reforçando a importância da tecnologia como ferramenta estratégica no combate à criminalidade e no apoio às forças policiais.
Para o comandante da 87ª CIPM, major Barbosa, a participação do subcomandante da unidade em uma capacitação dessa natureza representa um avanço muito importante na qualificação da tropa e no aprimoramento do serviço prestado à sociedade.
Segundo o comandante, a incorporação de novas tecnologias às atividades policiais fortalece a capacidade operacional da Polícia Militar.
“A participação da 87ª CIPM nesse curso representa um ganho importante para a unidade e para toda a região. O uso de drones amplia nossa capacidade de monitoramento, planejamento e resposta em operações policiais, contribuindo para um policiamento mais eficiente, moderno e alinhado com as demandas atuais da segurança pública”, destacou o major Barbosa.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão