home > noticias >

MANIFESTAÇÃO - Pais e alunos de escola municipal interditam BA-001 perto de Vale Verde


Por: Clic101
Publicado em 10/03/2015 03:54

Publicidade

Na manhã desta terça-feira (10), a BA 001 que leva a Trancoso, município de Porto Seguro/BA, foi interditada por pais e alunos da Escola Municipal São Miguel, localizada na comunidade “Projeto Vale Verde”. Os manifestantes reivindicavam uma série de melhorias, principalmente referente à estrutura do prédio.

Segundo os estudantes, a manifestação teve início por volta das 4h30 da manhã. Às 10h, quando a reportagem do Clic101 passava pelo local, metade da pista já havia sido liberada e acontecia uma reunião na escola, que contou com a presença de Policiais Militares, pais de estudantes e da Secretária de Educação de Porto Seguro, Terezinha Siviero.

Por volta das 11h a reunião teve fim, sendo todas as reivindicações dos manifestantes anotadas pela secretária, e como os pais pediram a presença da prefeita Claudia Oliveira, uma outra reunião foi marcada para às 17h na própria escola, onde a prefeita deve estar presente.

Em entrevista, manifestantes relaram os problemas existentes: quadra de esportes inacabada, água dentro das salas de aula quando chove, infiltração nas paredes que também estão com revestimento cerâmico caindo, falta de identificação para a escola - pois não há placa ou pintura fora dos muros indicando a unidade escolar, superlotação em uma turma do 6º ano, transporte, qualidade da merenda escolar – que segundo informações algumas vezes o funcionário tem que trazer condimentos para preparar a merenda, pais terem que trazer lâmpadas de casa para substituírem as da escola, além de situações em que os alunos teriam feito “vaquinha” para consertar ar-condicionado e aquisição de uma bola de futebol. Também ouvimos reclamações sobre uma caixa de gordura que tem odor fétido, de ventiladores quebrados, e várias outras reclamações também referentes à estrutura do prédio.

 

Uma moradora que também possui um bar em frente, a senhora Maria da Conceição, relatou à nossa reportagem que ocorre frequentemente pessoas pararem no seu estabelecimento comercial para perguntarem onde fica a escola, já tendo havido caso de alguém perguntar se ali seria um "presídio", dada a falta de identificação no muro, que fica no alto. 

Na reunião, a Secretária Terezinha disse que o projeto de reforma e ampliação da escola já está com o setor de licitação. A secretária comentou que esteve na unidade escolar em 2014, mas não havia a possibilidade de inserir o projeto de reforma no orçamento daquele ano. Com isso, “a comunidade perdeu a credibilidade no poder público; cabe à gente resgatar”, disse Terezinha.

As Polícias Militar e Rodoviária Estadual permaneceram no local para manter a ordem da manifestação e negociar, até a pista ser liberada. 




Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0