ES - Prefeitos, deputados e vereadores entre os 43 mil motoristas com habilitação suspensa ou cassada
Conforme divulgação feita no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, 43 mil condutores de veículos estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada, suspensa ou com a permissão cancelada.
Entre os nomes constantes na lista estão prefeitos, deputados, secretários estaduais, funcionários públicos, empresários, políticos e outras figuras públicas.
O prefeito de Linhares, Nozinho Corrêa, está com habilitação suspensa e 20 pontos ou mais na carteira, e terá que se submeter a curso de reciclagem para reaver o documento. A assessoria do prefeito diz que ele já entrou com recurso para identificar os reais condutores, já que tem diversos veículos em seu nome, utilizados por familiares e funcionários.
Também com habilitação suspensa estão o prefeito de Viana, Gilson Daniel; o ex-governador Gerson Camata, o presidente da Câmara de Vitória, Namy Chequer, e o vereador Max da Mata,o qual já foi secretário de Transportes de Vitória, na atual gestão municipal.
A lista aponta ainda quatro deputados estaduais eleitos em 2014 (Hudson Leal, Bruno Lamas, Cacau Lorenzoni e Sérgio Majeski) e cinco deputados federais (Jorge Silva, Carlos Manato, Iriny Lopes, Camilo Cola e Sérgio Vidigal), como tendo sofrido a penalidade de suspensão.
Na lista das autoridades, estão também quatro secretários estaduais (o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Júdice; o secretário de Agricultura, Octaciano Neto; o titular da pasta de Ciência e Tecnologia, Guerino Balestrassi, e a secretária de Assistência Social, Sueli Vidigal).
Do segundo escalão governamental, constam o diretor-presidente da Prodest, Renzo Colnago, e o diretor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Paulo Pelissari.
Segundo o Site de Linhares, qualquer pessoa pode acessar a listagem no endereço on-line detran.es.gov.br,
“É muito bom você saber se o motorista do transporte coletivo que usa, do táxi que pega, da van em que seu filho vai à escola ou mesmo seu vizinho e seus colegas, estão fazendo o uso da CNH de forma responsável”, ressalta o diretor-geral do Detran/ES, Fabiano Contarato.
Segundo o diretor, na lista do Detran estão absolutamente todos os condutores com CNH ou permissão em situação irregular, de A a Z, obedecendo o princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei. “Todas essas pessoas, se continuam dirigindo, estão praticando um crime”, diz Contarato.
Significado das punições
Cassação – o condutor perde a CNH e não pode dirigir qualquer veículo por dois anos. Para voltar à direção, deve cumprir a penalidade;
Suspensão - aplicada no caso do condutor que atingiu 20 pontos ou mais em infrações em um ano, ou caso cometa uma infração que por si só preveja a penalidade de suspensão. A CNH só é entregue novamente após curso de reciclagem;
Cancelamento da permissão – a permissão, para condutores que estão em seu primeiro ano de direção, é cancelada se tiver cometido infração grave ou gravíssima, ou ainda reincidente em infração média.
Informações/Foto: Site de Linhares