home > noticias >

Regras básicas para uso do celular no ambiente de trabalho


Por: Clic101
Publicado em 26/12/2014 01:27

Publicidade

No ambiente de trabalho, algumas regras básicas devem ser obedecidas para uso do celular. Falar alto, por exemplo, uma situação comum, não pega bem e tira a concentração das pessoas ao seu redor.

Oito regras básicas de comportamento no ambiente corporativo são listadas pela colunista Vivian Giang no site Business Insider, inspirada no livro “The Essentials of Business Etiquette”, de Barbara Pachter.

1. Ao atender o celular, utilize uma saudação apropriada e anuncie seu nome todo.

Usar só seu primeiro nome pode soar informal demais para qualquer ligação profissional e usar só o sobrenome pode ser muito abrupto. O melhor é “Aqui é Maria Flor falando” ou “Aqui é João Natal.”

2. Tenha consciência do volume de sua voz.

Algumas pessoas não têm noção da altura de suas próprias vozes, especialmente quando sua atenção está focada na pessoa do outro lado da linha. “As pessoas devem ser lembradas de falar em um tom baixo”. Se as pessoas ao seu redor olharem para você, você precisa baixar o volume da voz.

3. Não atenda o celular durante reuniões
Ao longo de uma reunião ou refeição, se você atende o telefone, está basicamente dizendo à pessoa do encontro que outra pessoa merece mais sua atenção do que ela. Se você espera uma importante ligação e não pode remarcar o encontro, avise a pessoa que ligaria para você antes da reunião. Em última hipótese, você pode dizer “tenho que atender esta ligação” e explique brevemente o motivo.

4. Não deixe o celular sobre a mesa ao encontrar outras pessoas
Fazer isso é outra maneira de mostrar à pessoa que ela não vale o seu tempo. Parece que os fanáticos por celulares estão tão ansiosos para se conectar com mais alguém. Mesmo se você não atender o telefone, pode ser uma fonte de distração.

5. Respeite áreas de silêncio
Se você está no meio de uma reunião ou conferência, é rude desligar o celular com um som e incomodar as outras pessoas. A melhor forma é deixar o celular no modo vibratório.

6. Escolha um toque de chamada normal
Você realmente quer que seus colegas ouçam o último sucesso de Pablo enquanto você tenta silenciar o aparelho? Com certeza não. Você precisa considerar quais tons musicais escolher e considerar como as outras pessoas podem reagir a ele.

7. Deixe os outros saberem quando você está no viva-voz
Deixe a pessoa do outro lado da linha saber quando você está no viva-voz. Se você precisa colocar o aparelho neste modo, se certifique de informá-la imediatamente quem está junto de você.

8. Não deixe mensagens de voz muito longas
Economizar tempo é uma das maiores razões para as pessoas ouvirem suas mensagens. Então, ao fazer isso, seja breve. Envie uma mensagem rápida e objetiva, como faria em um email. Se deixar seu número, diga devagar. As pessoas ficam malucas quando precisam ouvir a mensagem novamente para pegar o número certo.








Comentários do público:

Publicidade
0