SEGURANÇA PÚBLICA
Porto Seguro marca presença e conquista melhorias no lançamento do Programa Município Mais Seguro, em Brasília
O secretário municipal da Casa Civil de Porto Seguro, Josemar Siquara, acompanhado do comandante-geral da Guarda Municipal, Marco de Jesus Pereira, e do secretário municipal de Assistência Social, Washington Borges, participou nesta quarta-feira, 22, em Brasília, do lançamento do Programa Município Mais Seguro, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O evento, que contou com a presença do ministro Ricardo Lewandowski, reuniu autoridades de todo o país para discutir o fortalecimento das Guardas Municipais e a modernização da segurança pública nas cidades brasileiras.
Para Porto Seguro, a adesão ao programa representa um avanço importante na segurança pública e valorização da Guarda Municipal, que será reequipada e contará com novos recursos tecnológicos, cursos de profissionalização e instrumentos modernos de trabalho. “Estamos em busca constante por investimentos e melhorias que reforcem nossa Guarda, reconhecendo o trabalho desses profissionais e proporcionando mais segurança e bem-estar para nossa população e nossos visitantes”, ressaltou o secretário da Casa Civil, Josemar Siquara.
O secretário ainda destacou que vem muita novidade boa por aí, já que os resultados do programa serão sentidos diretamente pela população, com a reestruturação, preparo e valorização dos guardas municipais. “É assim que nosso governo trabalha. O prefeito Jânio Natal sempre preocupado com a nossa gente e buscando melhorias para a cidade”, completou.
Durante o encontro, o ministro Lewandowski anunciou um investimento de mais de R$ 171 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a iniciativa, que tem como objetivo valorizar e estruturar as Guardas Municipais como parte integrante do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O programa prevê a doação de equipamentos de proteção, viaturas, câmeras corporais e instrumentos de menor potencial ofensivo, além de cursos de capacitação e programas de saúde mental voltados aos profissionais de segurança. A meta é desenvolver uma polícia municipal mais cidadã, preparada e próxima da população.