Publicidade
0
PROTEÇÃO SOCIAL / DEFESA CIVIL

Prefeitura de Itabela firma termo de fomento com instituições e fortalece rede de proteção social

Defesa Civil monitora áreas afetadas por fortes chuvas em Itabela
Compartilhe:
Por: Ascom Itabela | Pub.: 22/10/2025 14:52 | Atual.:22/10/2025 15:18
Publicidade

Prefeitura de Itabela firma termo de fomento com instituições e fortalece rede de proteção social

A Prefeitura Municipal de Itabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (SEDESTH), celebrou um importante avanço para as políticas públicas do município com a assinatura do Termo de Fomento da APAE de Itabela e da Associação São João Batista – Casa dos Idosos Giuseppe Aras.

O ato, realizado nesta terça-feira (21), contou com a presença do prefeito Ricardo Flauzino, da secretária Maria Vânia Santana, além de representantes das instituições beneficiadas. O momento foi marcado pela emoção e pelo reconhecimento mútuo da importância do trabalho realizado por essas entidades, que dedicam suas ações à inclusão social, ao acolhimento e à promoção da dignidade humana.

O prefeito Ricardo Flauzino destacou que a assinatura do Termo de Fomento reforça o compromisso da gestão em trabalhar em parceria com instituições que fazem a diferença na vida das pessoas. “Reafirmamos o compromisso da nossa gestão com as pessoas, com a dignidade e com o fortalecimento das instituições que fazem a diferença em nossa cidade. Parabenizo toda a equipe da SEDESTH por esse marco tão importante”, afirmou o prefeito.

O Termo de Fomento das Organizações da Sociedade Civil (OSC) é um instrumento essencial que amplia a transparência e fortalece a cooperação entre o poder público e as instituições parceiras. Ele garante a formalização de parcerias voltadas à execução de projetos sociais, captação de recursos e ampliação dos serviços prestados à comunidade.

A secretária da SEDESTH, Vânia Santana ressaltou que o momento representa a valorização do trabalho das instituições que atuam diariamente em prol da inclusão e do bem-estar social. “Hoje é um grande dia. Representa mais do que uma formalidade é o fortalecimento construído com diálogo, compromisso e sensibilidade. Seguimos com o propósito de garantir políticas públicas a quem mais precisa, com responsabilidade, respeito e amor ao próximo”, destacou a secretária.

Com essa assinatura, a Prefeitura de Itabela reafirma seu compromisso em cuidar das pessoas e garantir os direitos de quem mais precisa, consolidando uma rede de proteção social cada vez mais forte, justa e humanizada.

Defesa Civil monitora áreas afetadas por fortes chuvas em Itabela

A Prefeitura de Itabela, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil, segue em alerta e monitoramento constante das áreas mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem o município desde o último domingo (19). Desde a segunda-feira (20), as equipes percorrem diversos pontos da cidade para avaliar os impactos e adotar medidas emergenciais de prevenção.

Entre as localidades vistoriadas estão os bairros Bacia, Pereirão, Dapezão e outras regiões consideradas de risco. No bairro da Bacia, um dos mais afetados historicamente por alagamentos, as equipes utilizam caminhões-pipa para auxiliar na retirada da água acumulada das ruas. O local já conta com um projeto de drenagem pluvial em andamento, que deve solucionar definitivamente o problema crônico de enchentes.

Na manhã desta terça-feira (21), a Defesa Civil recebeu a visita técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). O objetivo foi avaliar obras e contenções já executadas e definir um novo pacote de intervenções estruturais em todo o município.

Um dos pontos acompanhados foi o bairro Pereirão, onde cerca de 85% da Rua F precisou ser isolada para evitar maiores danos e o risco de desmoronamento. A ação contou com o apoio direto da Secretaria Municipal de Obras, que vem prestando suporte operacional nas áreas mais críticas.

O secretário municipal de Defesa Civil, Edson Almeida, destacou o empenho das equipes e a importância do trabalho preventivo diante das chuvas intensas. “Estamos monitorando de perto todas as áreas que historicamente sofrem com as chuvas. Nosso foco é garantir a segurança das famílias, reduzir riscos e agir de forma rápida sempre que necessário. Também estamos em constante diálogo com os órgãos estaduais para viabilizar novas obras estruturantes que resolvam de vez esses problemas”, afirmou.

A Defesa Civil reforça o pedido para que a população evite trafegar em áreas alagadas e entre em contato imediato com o órgão em caso de risco ou deslizamento, pelo número (73) 98159-3791, que funciona em regime de plantão.


Comentários do público:

Siga nas Redes:
Continua após a publicidade!
Clic101
© Copyright 2025 - CliC101 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Welisvelton Cabral