home > noticias >

PORTO SEGURO

Guardas Municipais; Agentes de Saúde; Curso de Formação; Resgate de animal


Por: Comunicação Porto Seguro
Publicado em 25/02/2024 07:30
Atualização:25/02/2024 07:45

Publicidade

Guarda Municipal: 120 profissionais a serviço da população

 

Um dos serviços municipais que vem recebendo todo o apoio por parte da Prefeitura de Porto Seguro para aprimorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão, é a Guarda Civil Municipal.  Instalados na Rua Pero Vaz de Caminha, na antiga sede da Polícia Federal, esses profissionais contam com todas as condições para desempenhar suas funções com segurança e dedicação.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos de Jesus, a estrutura do prédio inclui banheiros, área de descanso - com dormitórios masculinos e femininos com ar condicionado, copa, estacionamento, setor de atendimento ao público, além de espaço para armazenamento de EPIs (Equipamentos de Proteção individual). Esses dispositivos e produtos, de uso individual, são fornecidos aos trabalhadores com o intuito de protegê-los contra os riscos de ameaça a sua saúde e segurança. 

A equipe encarregada de proteger espaços e prédios públicos e de fazer o patrulhamento preventivo em Porto Seguro é composta de 120 profissionais, todos admitidos através de concurso público. Na sede da Guarda Municipal, esses trabalhadores recebem ainda alimentação, cursos de capacitação e têm à sua disposição EPIs como coletes, capacetes, uniformes e bastões.

“O prefeito Jânio Natal deu uma alavancada na Guarda Municipal. Só temos a agradecer a essa gestão, que tanto valoriza a nossa classe”, disse o comandante. Recentemente, o prefeito realizou a entrega de novas EPIs para os guardas, que têm ainda direito à remuneração de 30% de periculosidade. “Gostaria de parabenizar esses profissionais, que trabalham protegendo a nossa população e os espaços públicos, contribuindo para levar mais tranquilidade para os moradores, servidores e turistas”, disse Jânio Natal.

 

AGENTES DE SAÚDE PRONTOS PARA A GUERRA CONTRA OS MOSQUITOS DA DENGUE

 

Um verdadeiro exército de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, está trabalhando com ações de conscientização, fortalecendo a prevenção e combate aos focos no município.

A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, segue empenhada nas ações preventivas de combate à dengue que acontece o ano inteiro, inclusive no verão, os focos são identificados pelos agentes de endemias nas visitas domiciliares onde estão localizados o maior número dos criadouros do mosquito. Vale reforçar que a população tem papel importante no combate à dengue, recebendo os agentes comunitários e de endemias.

Além disso, a operação faxinaço, uma ação integrada com a secretaria de serviços públicos que realiza um mutirão de limpeza com foco especial no controle de endemias, oferecendo melhores resultados, ensinando a fazer o correto descarte dos materiais que estão em desuso, objetos inúteis nos quintais e varandas, que acabam acumulando água, se configurando como criadouros de mosquitos. 

A negligência de uma pessoa pode afetar todas as que estão ao redor. É preciso que o pensamento seja coletivo, com poucos passos de cada um, é possível avançar muito na eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.

Não seja vítima do mosquito transmissor da dengue, você tem um papel fundamental nessa guerra!

 

Secretaria de Saúde promove Curso de Formação em Auriculoterapia

 

A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta quarta-feira, 21, a 2ª turma de capacitação em Auriculoterapia para 50 profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária. 

Ministrado pela Drª Adriana Andrade e a Pedagoga Odete Rocha, a capacitação tem carga horária de 120 horas, sendo 80 horas com Introdução às Práticas Integrativas e Complementares: Medicina Tradicional Chinesa pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) que é uma plataforma do Ministério da Saúde, de Educação à Distância que oferece cursos de qualificação e atualização para os trabalhadores e profissionais de Saúde, e 40 horas de prática, para que um número maior de profissionais possa utilizar essa abordagem terapêutica na assistência aos pacientes nas UBS’s.

Implantada no município em 2020, a auriculoterapia compõe a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde.

“A Auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, onde são mapeados mais de 200 pontos auriculares, os quais são utilizados para diagnóstico e tratamento de patologias que atuam no âmbito físico, mental e emocional para enfermidades agudas e crônicas.” Explica a drª Adriana Andrade.

Atualmente, a Prefeitura de Porto Seguro disponibiliza um ambulatório no Centro de Fisioterapia que conta com profissionais capacitados para realização dessas práticas.

 

 

PÔNEI VÍTIMA DE MAUS-TRATOS É RESGATADO EM OPERAÇÃO CONJUNTA DE FISCAIS AMBIENTAIS E CIPPA

 

Após denúncias, fiscais da Sec. de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac) e agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) realizaram o resgate de um pônei que vinha sofrendo maus-tratos. Desde o início das denúncias, a fiscalização ambiental estava monitorando a situação e conseguiu localizar a tutora do animal, que havia se comprometido a não permitir mais o uso do pônei como relatado nas denúncias.

Segundo a tutora, seu irmão era responsável pela exploração do animal, sem sua autorização, e ela se comprometeu a levá-lo para o sítio da família. No entanto, isso não foi o que aconteceu. Novas denúncias continuaram a ser registradas, mas o animal não foi encontrado, nem mesmo na residência de sua tutora.

Na tarde desta quinta-feira (22/2), após novas denúncias sobre a situação de maus-tratos, agentes da fiscalização ambiental se deslocaram até o local, mas não encontraram o pônei. Eles então realizaram diligências na região e conseguiram localizar o animal e, em seguida, acionaram agentes da CIPPA, que também estavam em rondas na região com o mesmo objetivo, e o pônei foi apreendido imediatamente.

O pônei foi recolhido pelos agentes de causa animal da Semac e permanecerá sob custódia durante o procedimento administrativo. A possibilidade de perda definitiva do animal não está descartada, e caso isso ocorra, ele será doado sob rigorosas condições.








Comentários do público:

Publicidade
0