home > noticias >

NOTÍCIAS DE EUNÁPOLIS

Encerramento do Novembro Azul; Mais Saúde nos Bairros; Família na Escola


Por: ASCOM - Prefeitura Eunápolis
Publicado em 01/12/2023 12:24
Atualização:01/12/2023 12:33

Publicidade

Encerramento do Novembro Azul une conscientização e lazer no combate ao câncer de próstata

Eunápolis concluiu as atividades do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, em um evento realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), focando na saúde do homem, nesta quinta-feira (30).

A programação contou com a participação do urologista Jadir Paiva. Durante o evento, o especialista abordou questões cruciais relacionadas à prevenção do câncer de próstata, enfatizando a importância do cuidado integral com a saúde masculina.

Além das informações essenciais sobre a doença, a programação incluiu atividades interativas, como karaokê, dança e um café da manhã, que animaram os participantes.

"Embora o mês azul tenha chegado ao fim, a campanha continua todos os dias do ano. Portanto, é fundamental que os homens persistam nos cuidados com a saúde, incentivem a prática do autocuidado e compartilhem mensagens de conscientização sobre a importância da prevenção", destacou a secretária de Saúde, Pâmela Dadalto.



Mutirão "Mais Saúde nos Bairros" beneficia centenas de moradores em pontos estratégicos de Eunápolis

O mutirão "Mais Saúde nos Bairros" concentrou seus esforços na Praça da Liberdade, localizada no Centro, e na Unidade Básica de Saúde Raimundo Fernandes, situada no bairro Pequi, proporcionando uma ampla gama de serviços para centenas de moradores nesta quinta-feira (30).

Na UBS Raimundo Fernandes, foram disponibilizadas consultas com diversos especialistas médicos, além de serviços como vacinação e testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Já na Praça da Liberdade, as atividades incluíram a atualização do cartão vacinal, a aferição da pressão arterial, a verificação da glicemia para pacientes diabéticos, a pesagem para beneficiários do Bolsa Família e a atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A expressiva participação dos moradores no evento reflete a importância e a aprovação dessas iniciativas. Edvaldo da Silva, residente da Praça da Liberdade, compartilhou sua satisfação. “Moro na praça desde o início e hoje vejo esse evento de saúde. Vim aqui medir minha pressão, verificou como está tudo e quero parabenizar os profissionais que estão aqui. Parabéns para a prefeitura que está trabalhando."

A secretária de Saúde, Pâmela Dadalto, ressaltou a significância de ambos os mutirões. “Seguimos avançando na promoção à saúde com mais esses eventos, onde centenas de pessoas puderam ter acesso a serviços essenciais, garantindo mais bem-estar e qualidade de vida para a população de Eunápolis, conforme direciona a prefeita Cordélia Torres”.

 

 

 

Projeto “Família na Escola” reúne estudantes e familiares para programação especial na Escola Dom Avelar

A Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, localizada em Eunápolis, promoveu com sucesso o projeto "Família na Escola". A iniciativa visa estreitar os laços entre a comunidade escolar em uma terça-feira (29) especial, proporcionando atividades distintas das realizadas rotineiramente em sala de aula. Pais e alunos foram calorosamente convidados a explorar as dependências da escola e conhecer de perto os projetos em andamento. O resultado foi um dia repleto de aprendizado, entusiasmo e diversão.

A direção e os professores desempenharam um papel fundamental nesse evento, dedicando-se ativamente na interação entre pais e alunos. O engajamento da equipe docente foi destacado como crucial para o desenvolvimento escolar. O dia reuniu atividades, incluindo pinturas, palestras e até mesmo o resgate de cantigas de roda, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os participantes.

O gestor da escola, Eleni Amparo, ressaltou a importância de estabelecer um pacto entre as famílias e a instituição de ensino para garantir um aprendizado efetivo. "Sozinhos não conseguimos êxito, precisamos andar de mãos dadas com os pais para que o processo possa acontecer, no cuidado, na atenção com o aluno para que ele desenvolva suas atividades. Essa abordagem integrada destaca a relevância da parceria entre escola e família no sucesso educacional dos alunos”.








Comentários do público:

Publicidade
0