home > noticias >

NOTÍCIAS DE EUNÁPOLIS

Novembro azul com atendimento noturno; Processo seletivo com 400 vagas; VI Conferência de Cultura; Defesa Civil realiza curso para servidores


Por: ASCOM - Prefeitura Eunápolis
Publicado em 10/11/2023 09:33
Atualização:10/11/2023 09:45

Publicidade

Novembro Azul: atendimento noturno na UBS Arnaldão oferta serviços de saúde para homens


Dando continuidade às atividades do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças masculinas, a Prefeitura de Eunápolis promoveu na quarta-feira (08) atendimento noturno na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arnaldão.

A iniciativa teve como objetivo oferecer serviços de saúde essenciais aos homens da comunidade, incentivando a realização de exames preventivos e consultas médicas periódicas. Durante o evento, foram disponibilizadas consultas médicas e de enfermagem, além da realização de testes rápidos, visando o diagnóstico precoce de possíveis doenças.

Além dos serviços de saúde, a programação do evento contou com palestras de conscientização ministradas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). As palestras abordaram temas relevantes, como a importância da prevenção, os cuidados com a saúde masculina e informações sobre o câncer de próstata.

“O Novembro Azul é uma campanha que busca sensibilizar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças, especialmente o câncer de próstata. Por isso, realizamos o atendimento noturno, que foi bem recebido pela população do Arnaldão, facilitando o acesso aos serviços de saúde para aqueles que têm jornadas de trabalho durante o dia”, frisou a secretária de Saúde, Pâmela Dadalto.

 

Prefeitura de Eunápolis abre processo seletivo com 400 vagas para diversos níveis de escolaridade



A Prefeitura de Eunápolis anuncia a abertura de aproximadamente 400 vagas temporárias em variados setores, através de um Processo Seletivo Simplificado. As oportunidades contemplam candidatos desde o nível de alfabetização até o ensino superior, com salários que variam entre R$1.320,00 e R$7.746,82.

As vagas serão preenchidas através do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), oferecendo aos candidatos uma maneira dinâmica e eficaz de ingressar no serviço público. O processo terá validade de 1 (um) ano a partir da homologação do resultado final.

Os detalhes sobre os cargos disponíveis, requisitos e critérios de avaliação podem ser encontrados nos editais de abertura, os quais estão disponíveis no Diário Oficial do Município, no site oficial da Prefeitura de Eunápolis e no mural da Secretaria Municipal de Gestão.

O processo de inscrição será dividido em duas etapas. Na primeira etapa, os candidatos realizarão uma pré-inscrição online, que estará disponível das 08h do dia 10 de novembro até às 18h do dia 13 de novembro. Na segunda etapa, a inscrição será realizada exclusivamente de forma presencial, no Ginásio de Esportes, com atendimento por hora marcada. Durante essa etapa, os candidatos deverão apresentar todos os documentos exigidos, conforme detalhado no edital.

Uma inovação no processo é a possibilidade de apresentar recursos de forma online, agilizando o procedimento e oferecendo maior comodidade aos candidatos.

Para mais informações, os interessados podem consultar o Diário Oficial e a página institucional do Município de Eunápolis, disponível em {https://www.eunapolis.ba.gov.br/Handler.ashx?f=diario&query=9315&c=253&m=0].

 

Eunápolis sedia etapa estadual da VI Conferência de Cultura nesta sexta-feira


Eunápolis está prestes a sediar a VI Conferência Estadual de Cultura da Bahia, um evento que promete reunir produtores de cultura do município e de todo o território na etapa territorial da Costa do Descobrimento. Com o tema "Cultura e Democracia em construção na terra da liberdade", o encontro será realizado nesta sexta-feira (10), a partir das 08h, na Secretaria Municipal de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer, localizada na Av. Nossa Senhora dos Navegantes, S/N, em Itapuã, na entrada do bairro Parque da Renovação.

Durante esta etapa, os participantes terão a oportunidade de discutir seis eixos temáticos fundamentais para o desenvolvimento cultural da região:

1. Territorialização, Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
2. Democratização do acesso à Cultura, aos serviços e equipamentos culturais e participação social;
3. Identidade, Patrimônio e Memória;
4. Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
5. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
6. Direito às Linguagens, Meios Artísticos e Digitais.

Nesta etapa territorial, os delegados previamente eleitos nas conferências municipais se reunirão para discutir propostas e projetos que impactarão a cultura do território, composto pelas cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Itabela, Guaratinga, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Itagimirim e Itapebi. O evento é aberto ao público.

“A conferência promete ser um espaço de reflexão e diálogo, onde ideias e perspectivas diversas se encontrarão em busca de fortalecer a cultura local e promover a participação ativa dos cidadãos na construção de uma sociedade mais democrática e culturalmente rica”, salientou o secretário Leandro Lima.

 

Eunápolis: servidores participam de curso ministrado pela Defesa Civil no período que antecede as chuvas


Com a proximidade do período chuvoso, a Prefeitura de Eunápolis promoveu o “Curso de Capacitação para Enfrentamento em Ações de Emergência” para cerca de 40 servidores municipais sobre noções básicas de primeiros socorros. O evento, que teve duração de dois dias, foi concluído nesta quinta-feira (09), no auditório da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer.

Os treinamentos foram organizados pela Secretaria Municipal de Governo e ministrados pela Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, em colaboração com o Corpo de Bombeiros de Eunápolis e o SAMU. Participaram servidores de diversas secretarias municipais, como parte do projeto de integração das ações de Defesa Civil na cidade. Todos os participantes receberam certificados.

O objetivo principal do treinamento foi capacitar os servidores para que possam atuar de forma efetiva em situações de desastre, especialmente durante o período chuvoso, quando as ocorrências de desastres naturais costumam aumentar. “Durante as sessões, os participantes aprenderam técnicas básicas de primeiros socorros, procedimentos de evacuação segura e ações coordenadas em casos de emergência”, frisou o coordenador da Defesa Civil, Weverton Marcone.

“Essa iniciativa faz parte dos esforços da Prefeitura para fortalecer as capacidades da Defesa Civil municipal e garantir uma resposta eficaz em situações de crise. A integração das ações entre diferentes órgãos municipais e estaduais é fundamental para prevenir danos e proteger a população em momentos de adversidade”, destacou o secretário de Governo, Luiz Otávio Rodrigues.








Comentários do público:

Publicidade
0