home > noticias >

EUNÁPOLIS

Ações de infraestrutura; Mutirão "Todos contra o mosquito"; "Prêmio MPT na Escola"; Leis de patrimônios culturais imateriais; Feira de adoção de cães e gatos


Por: ASCOM - Prefeitura Eunápolis
Publicado em 28/07/2023 18:48
Atualização:28/07/2023 19:09

Publicidade

Prefeitura de Eunápolis intensifica ações de infraestrutura em diversas áreas da cidade

Em um esforço para assegurar a qualidade e manutenção do espaço público urbano em Eunápolis, a Prefeitura tem intensificado suas ações de infraestrutura em diferentes áreas da cidade. Uma das iniciativas foi o trabalho da megaoperação Tapa-buraco no bairro Santa Lúcia e na Avenida Norte Sul, evitando transtornos e contribuindo para a redução de acidentes nas áreas que registram grande fluxo de veículos.

Outra ação importante ocorreu no Estádio Araujão, que passou por um processo de reforma e pintura geral. Essa revitalização tem o objetivo de oferecer aos cidadãos um espaço esportivo mais seguro e moderno, incentivando a prática de atividades físicas e fomentando o esporte na região, principalmente neste período que antecede a realização de jogos pelo Campeonato Intermunicipal.

Além disso, a Prefeitura também direcionou esforços para o patrolamento lateral na BR 101, próximo ao bairro Pequi, visando garantir a segurança dos motoristas que transitam pela área, como também o patrolamento na estrada rural que dá acesso ao Ponto Maneca, através da via Baixa Verde. Essas medidas visam melhorar o acesso a essas regiões, proporcionando condições adequadas para o tráfego, facilitando o deslocamento dos moradores locais, além do auxílio ao escoamento da produção agrícola.

“Essas ações da Prefeitura de Eunápolis demonstram o compromisso da gestão com a infraestrutura urbana, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a valorização do patrimônio público. Com tais iniciativas, a cidade busca fortalecer sua infraestrutura e se consolidar como um espaço urbano cada vez mais organizado e funcional para todos os seus habitantes”, frisou a prefeita Cordélia Torres.

Prefeitura de Eunápolis recolhe lixo que acumula água parada durante "Mutirão Todos Contra o Mosquito" em Mundo Novo

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma importante ação para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no distrito de Mundo Novo. O "Mutirão Todos Contra o Mosquito", que ocorreu na quinta-feira (27) e sexta-feira (28), teve como foco a coleta de lixo e entulhos, visando contribuir para a limpeza da região e a redução dos possíveis criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Com uma equipe operacional, além de retroescavadeira e caminhão especialmente dedicados à iniciativa, o mutirão percorreu as ruas dos distritos, recolhendo todo o lixo que acumulava água parada, resultado do descarte inadequado realizado pela comunidade na porta das residências. A ação ainda contou com a conscientização dos moradores sobre a importância de manter suas áreas limpas e livres de acúmulo de água, um cenário propício para a reprodução do Aedes Aegypti.

“Essa medida preventiva é de extrema importância para garantir a saúde e o bem-estar dos moradores da região, uma vez que a presença do mosquito pode trazer graves consequências para a saúde pública. Além disso, a iniciativa do mutirão reforça o compromisso da administração municipal e da prefeita Cordélia Torres em promover ações efetivas no combate às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, proporcionando uma maior proteção à população local”, salientou a coordenadora de Endemias, Heloisa Melo.

Cerimônia do “Prêmio MPT na Escola” premia estudantes e seleciona melhores trabalhos para etapa estadual

Na busca pela erradicação do trabalho infantil, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou em parceria com o Ministério Público do Trabalho a cerimônia de encerramento do “Prêmio MPT na Escola 2023” na última quinta-feira (27). O concurso, que teve como tema "A Escola no Combate ao Trabalho Infantil", foi uma iniciativa voltada para incentivar os estudantes a refletirem sobre essa questão social e contribuir para sua conscientização.

Os participantes do concurso apresentaram trabalhos autorais em quatro categorias distintas: conto, poesia, música e desenho. A comissão avaliadora teve como critérios fundamentais o respeito ao tema proposto, correção ortográfica, criatividade, objetividade e clareza das mensagens transmitidas nos trabalhos.

A cerimônia de premiação reconheceu o esforço de todos os alunos e escolas envolvidas, homenageando-os com troféus e medalhas. Contudo, além da celebração, o Prêmio MPT na Escola possui uma importância maior, pois os estudantes finalistas terão a oportunidade de representar Eunápolis na etapa estadual do projeto, ampliando o alcance da mensagem sobre a erradicação do trabalho infantil.

Entre os alunos finalistas destacados pelo júri do concurso, estão Cassiano Cesário Oliveira, da Escola José de Araújo Santana, na categoria desenho; Micleane Ramos, da Escola Fernando Alban, na categoria poesia; Felipe Costa de Aguiar, da Escola Horácio de Matos, na categoria música; e Vitória de Jesus Santos, da Escola Padre José de Anchieta, na categoria conto. “Seus trabalhos originais e inspiradores foram reconhecidos como exemplares no engajamento contra o trabalho infantil”, salientou a secretária de Educação, Telma Andrade.

“A iniciativa do Prêmio MPT na Escola demonstra a importância do trabalho conjunto entre instituições públicas e a sociedade civil para conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar sobre a problemática do trabalho infantil. Com ações como essa, espera-se não apenas premiar talentos, mas também promover uma reflexão contínua e efetiva na luta pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo-lhes um futuro digno e livre de exploração laboral”, salientou a prefeita Cordélia Torres.

Prefeita sanciona leis que tornam Festa da Padroeira, Vila do Forró e Pedrão patrimônios culturais imateriais de Eunápolis
 
 
Na manhã desta sexta-feira (28), a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, sancionou três leis, de números 1.369, 1.371 e 1.372, que conferem o título de patrimônios culturais imateriais do município de Eunápolis à Festa da Padroeira, Vila do Forró e Pedrão. A solenidade - que ocorreu na sede da Secretaria de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer -  foi marcada por emoção e reconhecimento da importância histórica desses eventos para a cidade. 
 
A cerimônia contou com a presença de autoridades religiosas, secretários municipais, representante do legislativo, família que trouxe a primeira imagem de Nossa Senhora Auxiliadora para Eunápolis, servidores municipais e imprensa.
 
Frei Dilson Santiago, representando a Igreja Católica, enalteceu a iniciativa de reconhecer a festividade em honra à Nossa Senhora Auxiliadora, bem como outras celebrações, como as de São João e São Pedro, como patrimônios culturais imateriais. “Gostaria de dizer à prefeita muito obrigado por essa iniciativa, a sua lembrança vai ficar perpetuada ao longo do tempo, foi a senhora que sancionou esses projetos de lei das festividades, que são alegrias, e agradeço também a todos os edis que disseram sim para esses projetos”, enfatizou.
 
A família Alagia Vaz, responsável por levar a primeira imagem de Nossa Senhora Auxiliadora a Eunápolis, também participou da solenidade. “Eu só posso mencionar meus agradecimentos por esse tão solene evento para homenagear nossa querida padroeira, em meu nome e de toda minha família”, disse Yolanda Alagia Vaz, esposa do falecido Luiz Carlos Lima Vaz, responsável por conduzir a primeira imagem da santa.
 
A prefeita Cordélia Torres exaltou o momento como uma declaração de amor para a cidade, destacando que a cultura é parte fundamental da identidade do município. “Hoje é dia de festa, comunhão e paz. É uma declaração de amor para Eunápolis. Se o município não tiver cultura, está sem identidade. Gostaria também de parabenizar a secretaria, que tem se dedicado muito em conhecer as leis e a nossa cultura”, destacou.
 
Além disso, a gestora aproveitou a presença da vereadora Carmem Lúcia, que representou a Câmara de Vereadores, para solicitar que títulos de cidadãos eunapolitanos sejam conferidos à Yolanda Alagia Vaz, bem como seus familiares, e ao padre Diego Reis, que é pároco da Catedral.
 

Dezenas de gatos e cachorros encontram novo lar com a 3ª Feira de Adoção de Animais em Eunápolis

Na manhã desta quinta-feira (27), a Praça da Bandeira, em Eunápolis, foi palco de um evento emocionante promovido pela Prefeitura: a 3ª Feira de Adoção de Animais. Ao todo, 17 gatos e 16 cachorros, resgatados e cuidados pelo CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, encontraram um novo lar repleto de amor e carinho.

Os animais, que antes enfrentavam a incerteza das ruas, agora têm a chance de uma vida melhor com seus novos tutores. A iniciativa de disponibilizar os animais já vacinados, vermifugados e castrados, ou com a garantia de castração na idade adequada, reforça o compromisso do município com a saúde e o bem-estar desses seres indefesos.

Teve gente que saiu da feira com amor dobrado. "Eu vim adotar os cachorrinhos, pois é muito importante e bonita essa iniciativa, já que muita gente maltrata os animais, então acho muito importante essa feira", disse Luciana de Souza, que adotou dois cachorros.

“Adotar um animal é mais do que uma simples decisão, é um ato de amor e responsabilidade. Além de oferecer um lar seguro e acolhedor, a adoção contribui para reduzir o número de animais abandonados nas ruas e proporciona uma vida digna a esses seres que, muitas vezes, só precisam de uma chance para mostrar todo o seu afeto e gratidão”, enfatizou o coordenador do CCZ, Carlos Magno.

Aqueles que desejarem fazer parte dessa nobre causa também podem adotar um amigão peludo durante a semana, de segunda a sexta-feira, no CCZ, situado no km 715 da BR 101, Distrito Industrial. O horário de atendimento é das 08h às 12h e das 14h às 17h. É importante lembrar que o futuro tutor deve ser maior de 18 anos ou estar acompanhado de um responsável, além de portar documento pessoal com foto e comprovante de residência.








Comentários do público:

Publicidade
0