home > noticias >

NOTÍCIAS DE EUNÁPOLIS

Mais de 22 mil atendimentos no Centro de Especialidades em Saúde; Mutirão contra o Aedes Aegypty em Mundo Novo; Feira de adoção de animais; Ações contínuas de desenvolvimento


Por: ASCOM - Prefeitura Eunápolis
Publicado em 26/07/2023 11:10
Atualização:26/07/2023 11:30

Publicidade

Prefeitura de Eunápolis celebra primeiro ano do Centro de Especialidades em Saúde com mais de 22 mil atendimentos

A Prefeitura de Eunápolis celebra com orgulho o primeiro aniversário do Centro de Especialidades em Saúde Dr. Luiz Andrade nesta quarta-feira, 26 de junho de 2023. O centro, localizado no bairro Pequi, ultrapassou o notável marco de 22 mil atendimentos realizados ao longo do último ano. Com quase 30 profissionais altamente capacitados em diversas especialidades médicas, o local tem sido fundamental para oferecer uma assistência médica abrangente à população.

Ao longo dos últimos 12 meses, mais de 30 especialidades médicas foram disponibilizadas, com ênfase em áreas como pediatria, neurologia, endocrinologia e ortopedia, as quais registraram a maior demanda de atendimentos. Além disso, o espaço recebeu recentemente uma máquina de ultrassonografia de última geração, permitindo a realização de até 20 exames de imagem diariamente. “A diversidade de especialidades tem garantido um cuidado integral e especializado aos pacientes, atendendo às diversas necessidades de saúde da comunidade local”, salientou a secretária de Saúde, Pâmela Dadalto.

O Centro de Especialidades em Saúde de Eunápolis dispõe de 10 consultórios médicos para proporcionar um atendimento eficiente e de qualidade. Com capacidade para quase 100 pessoas, o local foi cuidadosamente projetado para acomodar uma grande quantidade de pacientes, garantindo seu conforto durante as consultas e procedimentos médicos. A unidade também disponibiliza um amplo espaço de fisioterapia, que atende cerca de 50 pacientes diariamente. 

Visando o bem-estar e a comodidade dos pacientes, o centro também conta com aproximadamente 30 equipamentos de ar-condicionado, proporcionando um ambiente climatizado e agradável. Além disso, o espaço possui uma farmácia interna, direcionada a pacientes cadastrados que necessitam de medicamentos de alto custo, e uma área específica para a separação adequada do lixo comum do hospitalar, priorizando a sustentabilidade.

“Neste primeiro ano de funcionamento, o Centro de Especialidades em Saúde Dr. Luiz Andrade, tem se destacado como uma referência na região, demonstrando o compromisso em fornecer cuidados médicos de excelência e multidisciplinares para a população local. Com uma estrutura completa e uma equipe de profissionais dedicados, o centro está determinado a continuar contribuindo significativamente para a promoção da saúde e a qualidade de vida dos cidadãos de Eunápolis”, destacou a prefeita Cordélia Torres.

Prefeitura de Eunápolis realiza ação contra o Aedes Aegypti em Mundo Novo nesta quinta-feira

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, o mutirão “Todos Contra o Mosquito”. O objetivo é combater o Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação será realizada na comunidade de Mundo Novo, zona rural do município.

A equipe de Endemias estará presente no local, realizando diversas atividades para eliminar os focos de reprodução do mosquito. Além disso, haverá a coleta de lixo e entulhos, contribuindo para a limpeza da região e a redução dos possíveis criadouros do Aedes Aegypti.

O mutirão também tem como foco a conscientização da população sobre a importância de manter suas casas e comunidades livres dessas doenças. Serão realizadas atividades educativas para orientar os moradores sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito.

“A colaboração da comunidade é fundamental para o sucesso da ação. A população é incentivada a descartar corretamente os resíduos, colocando-os em frente às casas para que a equipe de limpeza possa recolher. Com a união de todos, será possível mostrar a força da comunidade no combate ao mosquito e na preservação da saúde de seus moradores”, frisou a coordenadora de Endemias, Heloisa Melo.

Prefeitura de Eunápolis promove 3ª Feira de Adoção de Animais na Praça da Bandeira nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Eunápolis, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realizará um evento de grande importância para os amantes dos animais: a 3ª Feira de Adoção. A ação terá início às 9h e acontecerá na Praça da Bandeira, onde estarão disponíveis quase 100 animais resgatados e tratados com todo o cuidado necessário para adoção responsável.

A iniciativa visa encontrar lares amorosos para esses animais, proporcionando-lhes uma nova chance de vida. Estarão disponíveis 30 cães adultos já castrados, o que contribui para o controle da reprodução e a saúde desses animais. Além disso, a feira contará com 20 cães filhotes, ideais para famílias que desejam acompanhar o crescimento e a formação de seus novos companheiros.

Para os amantes dos felinos, a feira disponibilizará também 30 gatos, todos eles vermifugados e prontos para se integrarem a lares acolhedores. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses estará presente no evento, realizando orientações sobre cuidados e responsabilidades com os animais, bem como auxiliando no processo de adoção.

“A expectativa é que a comunidade eunapolitana abrace a causa, comparecendo em massa à feira e demonstrando seu compromisso com o bem-estar animal. A adoção é uma ação nobre e a oportunidade de dar um lar para um desses animais pode transformar a vida tanto do adotante quanto do adotado. Portanto, na próxima quinta-feira, venha fazer parte deste gesto de amor e solidariedade na Praça da Bandeira, contribuindo para tornar a diferença na vida desses animais que tanto precisam de cuidado e carinho”, salientou o coordenador do CCZ, Carlos Magno.

Para adotar, é necessário apresentar documentos pessoais e comprovante de residência, além de ter a partir de 18 anos.

Eunápolis segue em pleno desenvolvimento com ações contínuas e eficientes da gestão comandada pela prefeita Cordélia Torres

Nos últimos 2 anos e 7 meses, a gestão municipal de Eunápolis, no comando da prefeita Cordélia Torres, tem se dedicado a diversas áreas para impulsionar o desenvolvimento do município e melhorar a vida dos mais de 110 mil cidadãos eunapolitanos com ações contínuas e eficientes.

 

INFRAESTRUTURA

Em relação à Infraestrutura, várias ações foram realizadas, como a construção da praça Dona Dinah Borges e da quadra Maurício César Serra Motta, proporcionando espaços de lazer para a população. O Centro de Especialidades em Saúde foi inaugurado, ampliando os serviços médicos oferecidos. A Escola Eunice Reis e o Centro Integrado Esportivo também foram inaugurados, promovendo a educação e o esporte.

A Prefeitura investiu na melhoria da mobilidade urbana, com a construção de seis pontes (passagens molhadas) e a revitalização do Parque Ecológico Gravatá. Além disso, foram realizados mais de 27 mil metros quadrados em pavimentações e 32 mil metros quadrados de tapa-buracos, garantindo vias mais seguras e acessíveis.

 

MEIO AMBIENTE

No meio ambiente, a Prefeitura encerrou o lixão e modernizou a coleta de lixo, buscando preservar o meio ambiente e melhorar a gestão de resíduos. Cerca de 500 títulos de propriedade foram entregues no programa "Escritura Legal", regularizando a situação fundiária de diversas famílias.

 

SAÚDE

Na área da saúde, mutirões oftalmológicos atenderam mais de 2.600 pessoas, e as Unidades Básicas de Saúde passaram a oferecer serviços como a inserção do DIU, o projeto Pediatria Itinerante e atendimento noturno. Centenas de cidadãos foram beneficiados com cirurgias eletivas, reduzindo a fila de espera. O Centro de Especialidades em Saúde realiza atendimentos para cerca de 2 mil a 2.500 pessoas mensalmente. E o Hospital Regional segue recebendo diversos investimentos em estrutura e pessoal, garantindo atendimento humanizado de urgência e emergência.

 

EDUCAÇÃO

Na área da educação, foram implementados laboratórios móveis com 1.400 tablets, proporcionando aos estudantes novas oportunidades de aprendizado com o uso da tecnologia. Além disso, os professores foram beneficiados com microfones, visando melhorar as condições de ensino. Escolas foram requalificadas e equipadas com ar-condicionado nas regiões urbanas e rurais, garantindo ambientes mais adequados para o aprendizado. Ao todo, quase 17 mil estudantes foram atendidos em 39 escolas e seis creches.

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Para apoiar os microempreendedores, foram disponibilizados empréstimos com condições facilitadas, permitindo que pequenos negócios tivessem acesso a recursos financeiros para expandir e investir em suas atividades, aumentando significativamente no número de abertura de empresas na cidade. Além disso, foram promovidos cursos e capacitações voltados especificamente para comerciantes, visando aprimorar suas habilidades de gestão, marketing e atendimento ao cliente.

 

AGRICULTURA

Na agricultura, destacam-se importantes iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em 2023, esse programa movimentou aproximadamente R$ 260 mil, contribuindo para fortalecer a agricultura local e proporcionar o acesso à alimentação para famílias em vulnerabilidade social. Para este ano, a previsão é que o PAA alcance um montante ainda maior, com expectativa de movimentar cerca de R$ 920 mil.

Outra iniciativa relevante é o programa "Mais Pecuária", que visa impulsionar o setor pecuário do município. Esse programa oferece suporte aos produtores com serviços como inseminação artificial de bovinos, com o intuito de melhorar a qualidade genética do rebanho, e incentivos para produção de corte e leite. Ainda, a Prefeitura tem apoiado os feirantes do Mercado Dona Alzira, destinando barracas de feira para melhorar a infraestrutura e condições de trabalho, fortalecendo assim o comércio local.

 

SERVIÇOS PÚBLICOS

Em relação aos serviços públicos, a Prefeitura tem mantido contínuas ações de limpeza e manutenção do espaço público, principalmente durante os períodos chuvosos. Essas medidas visam garantir a limpeza das vias públicas e a preservação do ambiente urbano, proporcionando uma cidade mais organizada e agradável para todos os moradores.

 

ESPORTE

No esporte, a administração municipal tem valorizado o setor com a realização de diversos campeonatos, incluindo torneios femininos e infantis. Destaca-se o resgate do tradicional Torneio Caixeiral, em 2022, reafirmando o compromisso em preservar as tradições culturais e esportivas da cidade. Além disso, a Copa Extremo Sul, realizada em junho de 2023, foi um grande evento esportivo que envolveu cerca de 1.600 atletas de toda a Bahia, proporcionando a oportunidade para que os talentos locais pudessem disputar vagas em clubes profissionais e incentivar a prática esportiva na região.

 

CULTURA

A cultura também recebeu atenção especial, com a edição histórica do "Pedrão" em 2022. Com cinco dias de duração e mais de 40 horas de música, o evento contou com a participação de artistas locais e de projeção nacional, proporcionando momentos inesquecíveis para o público. Já em 2023, um evento de destaque foi a Vila do Forró, sendo mais de 10 dias de festa, que atraíram milhares de visitantes de diversas regiões, movimentando cerca de 30 milhões de reais na economia local e gerando cerca de 2.500 empregos temporários, oferecendo oportunidades de trabalho e renda para muitos moradores da cidade.








Comentários do público:

Publicidade
0