home > noticias >

NOTÍCIAS DE EUNÁPOLIS

Acolhimento escolar na retomada das aulas; Aumento de produtividade na pecuária; 10ª Conferência de Assistência Social


Por: ASCOM - Prefeitura Eunápolis
Publicado em 05/07/2023 16:47
Atualização:05/07/2023 16:56

Publicidade

Acolhimento escolar marca retomada das aulas na rede municipal de ensino de Eunápolis

A retomada das aulas na rede municipal de ensino de Eunápolis foi marcada por um acolhimento caloroso aos alunos na segunda-feira (03), após o recesso escolar durante os festejos juninos. Cerca de 17 mil estudantes retornaram às 29 escolas municipais e creches, dando início ao segundo semestre letivo com entusiasmo e determinação.

Na Escola Municipal Antônio Batista, no bairro Juca Rosa, um acolhimento especial foi preparado para receber os 122 servidores, incluindo professores, coordenadores, membros da secretaria e equipe de apoio. Um delicioso café da manhã foi servido, seguido por atividades de reflexão sobre os procedimentos pedagógicos a serem desenvolvidos ao longo do semestre. Esse momento de integração e planejamento proporcionou uma atmosfera positiva e motivadora para toda a equipe escolar.

Já na Escola Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro Santa Lúcia, os 478 alunos foram recebidos com muita animação, música, acolhimento e interatividade. Uma programação diferenciada foi preparada, com dinâmicas e atividades de integração, visando promover um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado. A escola demonstrou seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade, priorizando a participação ativa dos estudantes.

E a Escola Horácio de Matos, na região central, promoveu um plantão pedagógico, onde os pais puderam se reunir com os professores, coordenação e a diretora Ana Maria Coutrin para discutir o desempenho dos alunos. Essa iniciativa busca estabelecer uma comunicação efetiva entre a escola e as famílias, permitindo que os pais acompanhem de perto o progresso acadêmico de seus filhos. O plantão pedagógico proporciona um atendimento personalizado e fortalece a parceria entre escola e família na formação educacional dos estudantes.

A secretária de Educação, Telma Andrade, parabenizou todas as unidades escolares pelo acolhimento criativo proporcionado à comunidade escolar, garantindo momentos de interação, compartilhamento e diversão. “Essas iniciativas refletem o comprometimento e a dedicação da equipe escolar em oferecer uma educação de excelência, criando um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes”, considerou.


Mais Pecuária: Prefeitura de Eunápolis inicia programa para aumentar produtividade de gado de corte e leite

A Prefeitura de Eunápolis deu início nesta semana à parte prática do programa Mais Pecuária, uma iniciativa voltada para a reprodução de bovinos destinada a pequenos e médios produtores. O programa utiliza a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) com o objetivo de aumentar de forma sustentável a produtividade da pecuária bovina de corte e leite na região.

Nesta primeira rodada, foram beneficiados nove inscritos que cumpriram todos os requisitos, incluindo a apresentação da documentação dos animais e do produtor em conformidade. Os procedimentos foram iniciados em parceria com a equipe da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (CONAFER).

O Mais Pecuária é um programa do Governo Federal em conjunto com a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. A equipe responsável pela execução do programa é composta por médicas veterinárias, sendo uma da Secretaria de Agricultura e outra designada pelo Mais Pecuária, especializada em reprodução animal. Essas profissionais estão visitando as propriedades selecionadas de acordo com o protocolo estabelecido, onde realizarão os procedimentos necessários para a implementação da IATF.

“A iniciativa visa impulsionar a produção pecuária na região, proporcionando aos produtores acesso a técnicas modernas de reprodução que podem resultar em melhores índices de produtividade. Além disso, busca-se promover a sustentabilidade do setor, uma vez que a adoção da IATF contribui para o melhoramento genético do rebanho, aumentando a eficiência reprodutiva e reduzindo a necessidade de utilização de recursos naturais. O programa Mais Pecuária representa, portanto, um importante incentivo para o desenvolvimento da pecuária bovina local, beneficiando tanto os produtores quanto a economia da região”, frisou o secretário de Agricultura, Sandro Lopes.


Eunápolis sedia 10ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta-feira; inscrições abertas

Eunápolis sediará nesta quinta-feira (06) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento terá como tema central a "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!", buscando promover o debate e a avaliação da Política de Assistência Social, além de propor novas diretrizes para consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários. Os interessados em participar do evento devem se inscrever pelo link até às 8h de quinta. [https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdNrOlllwkyQ2xv8raF-6NFNJeAo4KJeaSNQNOxTUuUfMLhyA/viewform?usp=pp_url].

A conferência, que ocorrerá no auditório do Colégio Adventista, situado na Rua Presidente Kennedy, 135, Centro de Eunápolis, terá um caráter deliberativo, oferecendo espaço para a discussão e formulação de ideias acerca do desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas voltadas para a área da assistência social.

Um dos pontos de destaque do evento será a eleição de delegados que representarão o município na etapa estadual da Conferência. Serão eleitos seis delegados titulares e seis suplentes, distribuídos da seguinte forma: três titulares e três suplentes da sociedade civil, sendo um usuário dos serviços socioassistenciais, um trabalhador da área de assistência social e um dirigente ou técnico de entidade de assistência social; e três titulares e três suplentes do governo municipal (servidores).

“A conferência surge como uma oportunidade importante para que os diversos atores envolvidos na assistência social de Eunápolis possam contribuir com ideias, propostas e demandas, visando o fortalecimento e aprimoramento das políticas sociais no município. A participação efetiva da sociedade civil e dos representantes do governo municipal será essencial para a construção de um SUAS mais eficiente e inclusivo, capaz de atender às necessidades da população e garantir o acesso a direitos fundamentais”, frisou a secretária de Assistência Social, Néia Torres.








Comentários do público:

Publicidade
0