home > noticias >

NOTÍCIAS DE PORTO SEGURO

Valorização de comunidades do Litoral Sul; Campanha contra febre aftosa; Retirada de entulho nos bairros


Por: Comunicação Porto Seguro
Publicado em 04/05/2023 16:19
Atualização:04/05/2023 16:31

Publicidade

Subsecretaria de Educação valoriza comunidades do Litoral sul
 
Com o objetivo de promover a interlocução entre as 22 unidades de ensino do Litoral
Sul com suas comunidades e os órgãos governamentais do município, fomentando a participação da comunidade na gestão pública, foi criada pela Prefeitura de Porto
Seguro a Subsecretaria Municipal da Educação do Litoral Sul.
 
De acordo com a subsecretária, Ana Paula Guerrieri, no começo da sua gestão, o prefeito Jánio Natal percebeu a necessidade de uma maior aproximação entre a prefeitura e a população de localidades mais distantes da sede, criando subsecretarias ligadas as pastas de maior atuação no município, como Educação, Saúde, Obras e Assistência Social. Todas essas secretarias estarão reunidas na futura sede do Centro Administrativo do Litoral Sul, prestes a ser inaugurado.
 
Ana Paula lembra as dificuldades de acesso da população dos distritos povoados e áreas rurais e indígenas aos serviços prestados pela administração municipal. "Através da subsecretaria de Educação é possível acompanhar a prestação dos serviços e os reflexos na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, interagindo com as comunidades, conhecendo suas necessidades e demandas e articulando ações junto as escolas e equipes gestoras do Litoral sul”, salienta.
 
Garantir a formação continuada de gestores e professores e valorizar as manifestações culturais das comunidades também estão entre os propósitos da subsecretaria.
“Fizemos um levantamento das principais dificuldades enfrentadas, buscando valorizar as comunidades, o povo, a cultura", afirma a subsecretária. "Queremos contribuir, no âmbito da Secretaria de Educação, para uma gestão democrática, participativa e transparente voltada para os resultados de aprendizagem dos alunos", resume.
 
 
Maio é o mês da primeira etapa da campanha contra febre aftosa 
 
A partir de segunda-feira (1º), até dia 31 de maio, a Bahia iniciou a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa 2023. Neste período, os rebanhos bovino e bubalino, de todas as idades, devem ser imunizados contra a doença.
 
A meta da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é atingir 100% de cobertura vacinal, alcançando as R$ 12,5 milhões de cabeças que compõem o plantel no Estado. Na última etapa, em novembro de 2022, o índice chegou a 91,6%. A Adab lembra ainda a importância de o produtor fazer a geolocalização, que já envolveu 80% das 290 mil propriedades rurais com criação na Bahia.
 
Após a vacinação dos animais, o produtor deve fazer a declaração da vacinação. O procedimento pode ser realizado através do site da Adab, ou no escritório local da Agência, localizada na Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Seguro. É preciso apresentar a relação de bovinos e bubalinos nascidos, mortos e vacinados, discriminados por quantidade, sexo e idade, juntamente com a nota ou cupom fiscal de compra da vacina.
 
 
Prefeitura realiza operações de retirada de entulhos em diversos bairros
 
A Prefeitura de Porto Seguro está empenhada em manter a cidade cada vez mais limpa e agradável para moradores e visitantes. Nesta terça-feira, 02, foi a vez dos bairros Fontana I e Paraguai receberem as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos para uma importante operação de retirada de entulhos. 
 
Durante a ação, foram encontrados diversos pontos de descartes irregulares de entulhos nas vias públicas, o que é extremamente prejudicial ao meio ambiente e compromete a segurança dos moradores. 
 
Já nesta quarta-feira, 03, o trabalho de coleta de entulhos foi realizado nos bairros Vila Vitória e Sapoti. Durante as ações foram recolhidos entulhos, lixos domésticos e restos de podas de árvores, seguindo todos os protocolos de segurança e higiene.  
 
Para realizar essas operações, o governo municipal disponibilizou equipes de profissionais capacitados e equipamentos modernos, como caminhões e máquinas retroescavadeiras. Desta forma, foi possível recolher resíduos de forma rápida e eficiente. 
 
A Prefeitura alerta que é muito importante que todos colaborem para manter a cidade limpa de entulhos e lixo, pois isso ajuda a prevenir problemas de saúde pública e a deixar as ruas mais seguras e acessíveis a todos; e ressalta a importância de se utilizar os pontos de coleta específicos para cada tipo de material. Vale lembrar, ainda, que o descarte irregular de resíduos é passível de multa.
 
Vamos juntos cuidar da nossa cidade!







Comentários do público:

Publicidade
0