home > noticias >

NOTÍCIAS DE PORTO SEGURO

Praça da Bandeira ganha o nome Raimundo Costa Sampaio; Meia Maratona do Descobrimento terá largada na Passarela da Cultura


Por: Comunicação Porto Seguro
Publicado em 12/04/2023 10:38
Atualização:12/04/2023 10:56

Publicidade


PRAÇA DA BANDEIRA GANHA O NOME RAIMUNDO COSTA SAMPAIO

Depois da reconstrução da Praça da Bandeira, que se transformou em uma das principais atrações turísticas de Porto Seguro, o secretário municipal da Casa Civil e Comunicação, Josemar Siquara, anuncia, para este ano ainda, a revitalização das principais praças da cidade. Segundo ele, não apenas o Centro será contemplado com melhorias significativas, mas também os bairros e distritos. “Nós temos 18 praças para serem reformadas nos próximos meses. E não só as praças do Centro e dos bairros, mas é projeto de prefeito Jânio Natal pavimentar 100% do Complexo Baianão”, adianta.

O secretário expressa a satisfação do prefeito com a aprovação, pela Câmara Municipal, da mudança do nome da Praça da Bandeira para Praça Raimundo Costa. “Essa foi uma sugestão do prefeito Jânio Natal para os vereadores. Raimundo Costa é um cidadão que estava em Porto Seguro desde 1946. Ele escolheu Porto Seguro para viver, trabalhou com vários prefeitos e encerrou sua carreira na Câmara Municipal, onde atuou ao longo de vários anos, deixando um legado muito importante para o município, que era o trato com as leis na Câmara, o atendimento ao cidadão”.

Segundo Josemar, Seu Raimundo acompanhou o crescimento de Porto Seguro. “Ele viu essa cidade brotar para o mundo. Para nós, ele é uma figura especial, porque contribuiu para que nossa cidade seja o Porto Seguro de hoje. Nós entendemos que é uma homenagem muito válida, justa e merecida”, conclui. A praça, agora com seu nome, foi totalmente reconstruída, ganhou uma fonte luminosa e um novo conceito. O secretário lembra que desde a sua posse, o prefeito Jânio Natal tem expressado o desejo de revitalizar a Passarela, como um ponto turístico mais importante de Porto Seguro, “trazendo para lá as famílias, fazendo com que aquele comércio rendesse cada vez mais para a população da cidade”.

É um conjunto de obras que pretende tornar o centro da cidade e a Passarela da Cultura como um point para grandes eventos. Depois das três praças no entorno da Passarela, que já ganharam ova vida, conforme o secretário, outras praças vão receber intervenções. “Brevemente o prefeito vai iniciar as obras da praça do Relógio, que vai ficar lindíssima, Praça das Pitangueiras, Praça da Caixa d´Água, no Baianão, e todas as praças da cidade”, revela. Ele destaca ainda a demanda do município por obras de infra-estrutura. “Quando você adentra nos bairros, distritos e povoados, você percebe a carência, principalmente de pavimentação. Temos muitos sonhos e projetos a serem realizados. Estamos agora em busca de mais recursos para realizá-los”, resume.

 

MEIA MARATONA DO DESCOBRIMENTO TERÁ LARGADA NA PASSARELA DA CULTURA

Com mais de 2.600 participantes inscritos, a Meia Maratona do Descobrimento chega em 2023 com algumas novidades, consolidando ainda mais o sucesso desta grande competição esportiva e que faz parte do calendário de comemorações do Aniversário do Brasil. Nesta sétima edição, a prova está confirmada para o dia 23 de abril, com largada na Praça da Bandeira, às 6h da manhã, percorrendo todo o belo cenário da Passarela da Cultura, que foi completamente revitalizada pela gestão municipal.

Os últimos detalhes para a organização da prova foram acertados em uma reunião promovida no Gabinete, com a presença de todos os envolvidos, para que tudo ocorra da maneira planejada e seja mais uma vez um grande sucesso, atraindo atletas da região, de todo o Brasil e do exterior.

A competição tem promovido a cultura esportiva e da corrida de rua, incentivando a modalidade, inclusive, entre os pequenos com a Maratona Kids, que acontecerá no dia 22 de abril, reunindo cerca de 500 crianças que receberão um kit completo com camiseta, número de peito, lanche, frutas, além da medalha de participação ao final. Também haverá uma categoria especial para os povos originários.

Nessa 7ª edição, vários elementos da cultura regional estarão representados, como as naus portuguesas comandadas por Pedro Álvares Cabral durante a época do Descobrimento e as tradicionais casinhas coloridas do entorno da Passarela da Cultura. O comércio local também será beneficiado, já que nas proximidades existem vários restaurantes, lojas e barracas que vendem artesanatos, produtos típicos e souvenirs.

"O esporte tem atenção especial da gestão do prefeito, Jânio Natal, que reconhece o valor social, cultural e de qualidade de vida”, pontua o vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa, destacando ainda o fomento ao turismo e à economia da cidade.








Comentários do público:

Publicidade
0