home > noticias >

NOTÍCIAS DE EUNÁPOLIS

Combate ao Aedes Aegypty; Georreferenciamento; Drenagem contra alagamentos


Por: SUCOM - Prefeitura Eunápolis
Publicado em 09/02/2023 10:34
Atualização:09/02/2023 10:41

Publicidade

Saúde reforça combate ao Aedes Aegypti para reduzir casos de doenças transmitidas pelo mosquito

Dentre as diversas ações que estão sendo intensificadas em combate ao Aedes Aegypti, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Saúde, segue realizando o bloqueio químico com inseticida nas ruas que apresentam casos suspeitos notificados de dengue, chikungunya e zika.

Os moradores devem deixar portas e janelas abertas para que o produto adentre às casas e consiga eliminar os insetos. Não há riscos para a saúde das pessoas. Os próximos bairros a receber a pulverização são Urbis I e II, Alecrim I e II, Vila Olímpica, Arnaldo Reis, Sapucaeira, Santa Lúcia e Gusmão.

A secretária de Saúde, Pâmela Dadalto, reforça que a população também precisa participar do combate ao Aedes Aegypti. “Estamos fazendo a nossa parte, mas os moradores também precisam estar atentos, pois a maioria dos focos do mosquito estão nas residências, onde é preciso ter reforço na higienização e não deixar água parada”, frisou.

Além da pulverização de inseticida, o Município também segue realizando outras ações de combate ao mosquito, como palestras com a equipe de Educação Permanente em Saúde e mutirão “Todos Contra o Mosquito”.

 

Prefeitura implanta sistema moderno de georreferenciamento em cerca de 16 mil pontos de iluminação em Eunápolis

Com a grande expansão do município de Eunápolis, está sendo necessária a adoção de tecnologias que facilitem o acesso da gestão municipal às informações territoriais. Pensando nisso, o Município implantou um sistema moderno de georreferenciamento capaz de mapear a área e, a partir das informações, planejar ações para melhoria da qualidade de vida da população.

O sistema, que é um dos mais modernos do mundo, já compreendeu a instalação de numeração específica em cerca de 16 mil pontos de iluminação. “A população pode informar onde há poste com lâmpada queimada e, por meio do mapeamento do sistema através da numeração, conseguimos detectar o tipo de lâmpada e potência que está instalada naquele ponto e fazermos a troca com mais rapidez e eficiência”, explicou gestor do núcleo de Iluminação Pública, Luís dos Santos Almeida.

Entre os serviços contidos no georreferenciamento estão o levantamento fotográfico terrestre multidirecional (360°) das vias públicas, atendendo tanto a zona urbana quanto a zona rural.

 

Prefeitura de Eunápolis executa obra de drenagem em rua para evitar alagamentos na Urbis I

Atendendo às necessidades dos moradores do bairro Urbis I, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está executando uma importante obra de drenagem no Caminho 13 A, que irá reduzir inúmeros problemas de infraestrutura, a exemplo de alagamentos em períodos chuvosos.

O serviço inclui a fixação de caixas de passagem e assentamento de manilhas para recuperação do sistema de drenagem, que tem como objetivo principal direcionar corretamente a água da chuva, sem que haja acúmulo na superfície, o que gerava inúmeros prejuízos para os moradores da localidade.

“Essa área, que é muito pequena, teve crescimento desordenado de moradores, sem qualquer interferência das gestões passadas, então se tornou um local de difícil acesso e foi necessário um intenso trabalho de logística, já que todo material utilizado é muito pesado e precisa do auxílio de máquinas para passar por baixo das casas”, esclareceu o secretário de Infraestrutura, Luiz Carrilho.

A previsão é que a obra seja concluída nos próximos meses, garantindo mais mobilidade urbana na área e reduzindo os transtornos causados aos moradores.








Comentários do público:

Publicidade
0