home > noticias >

PORTO SEGURO

Festa de São Cristóvão em Arraial d'Ajuda; Processo seletivo para a Saúde; Cores originais em edifícios da Cidade Histórica


Por: Clic101 | Comunicação Porto Seguro
Publicado em 08/07/2022 03:59

Publicidade

 

Arraial d’Ajuda se prepara para Festa de São Cristóvão


Em 25 de julho é festejado o dia de São Cristóvão, protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas e de todos os transportadores. Há 28 anos a data é celebrada com uma festa animada no distrito do Arraial d’Ajuda, organizada pela Associação dos Taxistas (ATA) e, neste ano, contará pela primeira vez com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro.

 

“Esse é mais um dos nossos compromissos de campanha que estamos cumprindo. Todas as festividades religiosas da nossa cidade terão o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, a fim de resgatar e manter a tradição cultural”, declarou o Prefeito, Jânio Natal.

 

Em reunião com o Vice-Prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa; o presidente da ATA, Waldemar Soares; a produtora de eventos, Amanda Drummond e os vereadores, Dilmo Santiago, Pepo da Van e Van Van Lage, na manhã desta quinta-feira, 7/7, alinharam o planejamento do evento.

 

A programação iniciará no fim da tarde, com carreata partindo da balsa, seguindo para a Igreja Matriz, centro de Arraial d’Ajuda, para a missa campal, ministrada pelo padre Vilmar. O festejo acontece na Mangueira da Santa, em Frente ao Parque Aquático, onde haverá atrações musicais. “Todo o recurso angariado será destinado a construção de uma capela e instalação do projeto social Irmã Dulce, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade”, frisa o Sr. Waldemar Soares.

 

“A gestão municipal pensa o turismo como um potencializador cultural e é por isso que estamos dando suporte para que nossos tradicionais festejos sejam valorizados, recebendo o apoio com estrutura e logística da Secretaria de Turismo para a realização de uma festa do jeito que a comunidade merece”, explica o Vice-Prefeito e Secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa.

 

 

Prefeitura de Porto Seguro abre processo seletivo para a Saúde

Estão abertas até o dia 13 de julho as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado que prevê a contratação temporária de médicos para atendimento junto à Prefeitura de Porto Seguro, na Secretaria Municipal de Saúde - Programa de Saúde da Família (PSF), por tempo determinado. O salário é de R$ 15 mil, para uma carga horária de 40 horas semanais. 5% das vagas são reservadas para portadores de deficiência. O edital 04/2022, que trata do seletivo, foi publicado no Diário Oficial do Município.

 

Ao todo são 14 vagas para os PSF´s de Porto Seguro, Arraial d´Ajuda, Trancoso, Itaporanga, Imbiruçú, Caraíva e Vera Cruz. O processo seletivo consiste em uma única etapa, com avaliação de títulos, de caráter eliminatório e classificatório. Para concorrer à vaga é necessário ter graduação em Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina da Bahia- CRM/BA em situação regular; ter 18 anos completos; ser brasileiro nato ou naturalizado. A publicação dos resultados e a homologação será no dia 25/07/2022.

 

 

Pesquisa devolve cores originais aos edifícios históricos da Cidade Alta


A Superintendência de Cultura e Patrimônio Histórico de Porto Seguro, em parceria técnica com o IPHAN, devolve aos edifícios históricos da Cidade Alta suas antigas cores, identificadas através de pesquisas históricas e investigações durante as obras de conservação.
A partir da comparação de prospecções realizadas na Cantaria da Igreja da Pena, concluiu-se pela cor composta da junção, em partes iguais, do Bege Cerrado e Camurça Escuro, da tinta silicato de potássio, batizada de Cidade Histórica Porto Seguro.


Os edifícios são o ponto de partida para a definição de parâmetros de intervenções nos monumentos da cidade, tombados como Patrimônio Histórico, iniciadas com a recuperação da Casa de Câmara e Cadeia – Museu de Porto Seguro – e da igreja da Misericórdia – Museu de Arte Sacra.

 

 








Comentários do público:

Publicidade
0