home > noticias >

TECNOLOGIA

Trancoso se torna polo do mercado de tecnologia brasileiro

Maior evento de tecnologia do país reuniu executivos da Microsoft, Vivo e Petrobrás em encontro promovido pela IT Mídia

Por: CliC101 | IT Mídia
Publicado em 28/04/2022 09:04

Publicidade

Chegou ao fim neste domingo o IT Forum Trancoso, realizado pela IT Mídia, que levou 370 executivos, entre CIOs e lideranças do setor de 80 empresas, ao distrito de Porto Seguro, na Bahia. O evento, concentrado no Club Med, debateu as principais tendências da tecnologia mundial, como 5G, cibersegurança e computação quântica. Os participantes puderam acompanhar uma extensa agenda de palestras, apresentadas simultaneamente em 3 diferentes salas.



Ao todo, foram 24 horas de conteúdos exclusivos, com painéis de lideranças e especialistas de destaques do setor como a CEO da Microsoft, Tania Consentino; o vice-presidente B2B da Vivo, Alex Salgado; e o professor Paulo Nussenzveig, titular do Instituto de Física e Pró-reitor de Pesquisa da USP. “Tudo que eu pude assistir está muito conectado aos principais desafios que a gente tem hoje dentro das organizações”, contou Charles Schweitzer, head de Inovação do Banco Carrefour, que também deu sua contribuição apresentando o painel “Experiência do Cliente na Prática”.

 

O IT Forum voltou à Bahia depois de realizado dois anos virtualmente por conta da pandemia. O evento, que nas suas últimas 23 edições aconteceu na ilha de Comandatuba, na Praia do Forte e por dois anos no digital, fez sua estreia em 2022 em Trancoso, onde serão as próximas edições do encontro. “É muito bom passar esses dias juntos depois de tanto tempo à distância. Durante dois anos, o engajamento dos executivos na plataforma digital foi essencial para continuarmos mantendo os negócios do setor. Foram mais de 4 mil reuniões virtuais. Mas estamos felizes de poder reencontrar a todos”, afirmou André Cavalli, CEO da IT Mídia, na plenária de abertura. “Esse é um dos eventos mais importantes da comunidade de tecnologia. Promove relacionamento, negócio, integração entre os grandes fornecedores de tecnologia e nós, heads de TI”, acrescentou Marcelo Carreras, CIO Global da Petrobras.

 


REUNIÕES DE NEGÓCIOS

Além das apresentações, os executivos também participaram de reuniões de negócios. “Unimos as empresas que têm inovação tecnológica àquelas que buscam soluções. O resultado foi a geração de novos negócios e oportunidades. Essa é a nossa expertise”, explica Cavalli. Durante os 4 dias de encontro, foram mais de 1200 reuniões de negócios. “A gente identifica coisas no online, mas é no presencial que a criatividade e os debates ficam mais aflorados. Aqui, a gente consegue pensar em novos negócios e novas oportunidades”, diz Alex Salgado, vice-presidente B2B da Vivo.


Para Rodrigo Bernardinelli, CEO da Digibee, a experiência superou as expectativas. “Para a Digibee está sendo um momento de muita atenção de todo mundo. A gente está com uma exposição muito bacana e vê muito interesse por parte dos CIOs”, comemora. No novo formato do IT Forum, as rodadas de negócios começaram de forma remota na semana que antecedeu o evento. Foram 1240 reuniões.


Valéria Pessôa, gerente-executiva do ECAD, e uma das CIOs convidadas, explicou que as conversas que começaram no online, acabaram avançando no olho a olho. “É a minha primeira vez no IT Forum fora de São Paulo. Nunca consegui priorizar na agenda porque achava o período longo, mas o que me fez decidir vir foram as reuniões virtuais. Acabei vindo para o presencial pela oportunidade de experimentar o digital”, revela.


No fim, os executivos que mais realizaram reuniões ainda se tornaram padrinhos de 25 jovens em condições de vulnerabilidade que ganharão bolsas de graduação na área de TI.



TRANCOSO

Além da imersão no Club Med, o IT Forum também realizou encontros no Quadrado - complexo de bares, lojas e restaurantes - e no Teatro L’Occitane, cartões postais de Trancoso. O encerramento do evento reuniu os convidados para um show exclusivo da cantora Maria Bethânia.


Para montar toda essa estrutura, a IT Mídia contou com a colaboração in loco de 160 profissionais próprios e terceirizados, numa organização que demorou 2 anos para ser projetada e concluída.


O IT Forum Trancoso faz parte de uma série de três encontros presenciais do setor de tecnologia que acontecem ao longo do ano. O próximo e último evento será dia 4 de agosto, em Aldeia da Serra, perto da capital paulista.

 

 

Sobre a IT Mídia

A IT Mídia é um hub de conteúdo e relacionamento que surgiu em 1997, com a finalidade de gerar negócios na indústria de Tecnologia. O grupo é responsável pelos principais eventos do setor no país, além de premiações em reconhecimento aos profissionais que atuam na área. Com o propósito de ajudar na evolução desse mercado, atua para unir executivos de grandes corporações a empresas de tecnologia. O objetivo é promover encontros que levem informação e inovação a todos.

 








Comentários do público:

Publicidade
0