home > noticias >

Revolta com descaso do governo leva moradores a interdição da estrada entre Itamaraju e Jucuruçu

O transporte de passageiros e de cargas amanheceu parado nesta quinta-feira

Por: Clic101/TN
Publicado em 20/03/2014 09:03

Publicidade

A BA-284, estrada que liga os municípios de Itamaraju e Jucuruçu foi interditada completamente pelos moradores do distrito de Nova Alegria e comunidades rurais daquela localidade.

Foto: Teixeira News

O asfaltamento dessa estrada é reivindicado pela população dos dois municípios, depois que o governo estadual anunciou que iria pavimentá-la em três etapas.

Os manifestantes aproveitaram-se de uma barreira que caiu a cerca de 500 metros antes da divisa com o município de Jucuruçu, escavaram uma vala e o tráfego de veículos está impedido. Segundo os moradores, o conserto de um grande buraco que existe na via, causando risco de acidentes graves, por diversas vezes foi solicitado e com a demora houve a revolta da população que resolveu interromper o tráfego no local. Com a interdição é grande o prejuízo dos que trafegam para realizar entregas de produtos perecíveis, como o leite, tão abundante nessa região.

O transporte de passageiros amanheceu parado nesta quinta-feira (20). Para quem reside em Jucuruçu, a única saída é através da estrada que dá acesso ao município de Guaratinga, que também se encontra em condições precárias, de difícil acesso e mais distante. Já para quem sai de Itamaraju e pretende chegar em Jucuruçu, existiria uma estrada pelo povoado de Água Limpa, mas ninguém sabe ao certo se o caminho pode ser feito por veículos ou se existe alguma interdição.

Foto: Teixeira News

Os moradores de Jucuruçu e do interior de Itamaraju estão revoltados com a paralisação das obras de asfaltamento do primeiro trecho da rodovia BA-284, tanto que interditaram no último sábado (15) por cerca de quatro horas a rodovia BR-101, causando um longo congestionamento.

A cidade de Jucuruçu é a única da Bahia que não é ligada por asfaltamento, apesar da sua importância agrícola e pecuária para o Estado e por sua estrada ser o principal corredor de acesso do norte de Minas Gerais às praias do extremo sul da Bahia. São 100 quilômetros de trechos íngremes e de barro vermelho, numa região onde chove muito durante o ano.

O primeiro trecho prometido pelo governador Jaques Wagner (PT), seria de Jucuruçu ao distrito de Nova Alegria, em território de Itamaraju, o que até o momento não ocorreu. Os moradores dizem que outros manifestos podem ocorrer e asseguram que estão firmes em não votar em nenhum candidato caso a promessa de asfaltamento não seja cumprida.

Fonte: Teixeira News








Comentários do público:

Publicidade
0