Final do 12º Campeonato de Beach Soccer aconteceu neste sábado
O 12º Campeonato de Beach Soccer, realizado no campo de areia ao lado do Boca da Barra, Orla Norte de Porto Seguro, teve seu encerramento neste sábado, 10.
Ao todo foram 22 equipes participantes, representado times indígenas, instituições e bairros, ao longo de seis meses. Na primeira fase, o critério de classificação foi a pontuação, na segunda foi mata-mata, depois seguiu quartas de finais, semifinal e final.
Na abertura do jogo, as equipes aproveitaram para homenagear a torcedora, uma das fundadoras da torcida organizada de Porto Seguro, Bel Costa, que faleceu recentemente.
A equipe de arbitragem desta importante disputa foi composta por Horonha, Pêa, Wanclebson, José Carlos (CD) e como gandula, Renê Costa e Florisvaldo.
Resultado
A final foi disputada entre as equipes Dendê Clube x Tradição Cruzeiro (indígena de Cora Vermelha). Ainda no primeiro tempo, a equipe Tradição Cruzeiro marcou seu primeiro gol, garantindo a vitória.
Destaque
Ao longo da competição, Adílio foi reconhecimento como o melhor técnico; a melhor equipe foi Família Nicácio; melhor jogador foi Osmundo (mund).
O evento contou com a organização dos desportistas Turiba e Francisco Gomes, além do apoio da Liga de Futebol e da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
O secretário da pasta, Enildo da Gama (Roló), prestigiou a final e participou da entrega da premiação representando o prefeito, Beto Nascimento. “Quero parabenizar a organização do Campeonato de Beach Soccer pela excelência do evento e às equipes participantes, que durante todo o campeonato mostraram coração e talento”, disse o secretário.
Economicidade - Saúde recebe medicamentos comprados em laboratórios oficiais
Compras de importantes medicamentos em laboratórios oficiais realizadas pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, foram entregues ao município no final de semana e já estão sendo distribuídos em todas as unidades de saúde. A iniciativa inédita, autorizada pelo governo federal, representa uma economia de 20% nos valores pagos pelo município. Os laboratórios oficiais estão integrados a rede pública, regularizados pela Anvisa, e produzem medicamentos a fim de atender às demandas do SUS.
“Trata-se de aquisição inédita e pretendemos prosseguir alinhando os gastos públicos de forma que a economia gere, ainda mais, benefícios diretos aos usuários do Sistema Único de Saúde”, esclarece o prefeito em exercício, Beto Nascimento.
A lista de medicamentos, que são dispensados na Farmácia da Policlínica, são: Amitriptilina 25mg, Clomipramina 25mg, Clonazepam 2mg, Fenitoína 100mg, Haloperidol 5mg. Entre outros itens da rede da atenção básica: Amoxicilina 500mg, Cefalexina 500mg, Dexametasona creme, Glibenclamida 5mg, Hidrocloratiazida 25mg, Metoclopramida 10mg, Metronidazol 250mg, Metronidazol Benzoil 40mg/ML.
Para a secretária de saúde, Edna Alves, a primeira compra gera uma economia significativa. “Estamos obtendo economia de R$ 22 mil somente nessa primeira compra autorizada pelo prefeito Beto, o que representa importante empenho na redução dos custos, bem como contribui favoravelmente às necessidades do SUS em nosso município”, enfatiza.
Porto Seguro - Combate ao sedentarismo
A Praça das Pitangueiras, um dos pontos turísticos mais tradicionais de Porto Seguro, foi o local escolhido na manhã de sexta feira, 9/03, para promover bem estar e saúde por meio da atividade física em alusão ao Dia Nacional de combate ao sedentarismo, comemorado 10/03. No local, abriga também a academia ao ar livre, recentemente inaugurada pela prefeitura. O evento, realizado pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, destacou-se pela descontração que reuniu a participação de alunas dos bairros Cambolo, Campinho e Praça da Bíblia. As atividades envolveram a utilização dos equipamentos instalados para a prática de esportes, como também movimentos aeróbicos.
Para o prefeito em exercício, Beto Nascimento, "a atividade física muda radicalmente a vida das pessoas que conseguem sair do sedentarismo conquistando favoráveis mudanças no corpo e na mente. O nosso papel, enquanto gestão pública, tem sido implementando de forma eficiente nas ações desenvolvidas nas unidades de saúde, especialmente nos pólos das academias ao ar livre, contando com a adesão, cada vez maior, da comunidade", conclui.
Doenças decorrentes do sedentarismo
A Organização Mundial de Saúde estima que 70% da população mundial é sedentária, consequentemente sujeita a um maior risco de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. O baixo nível de atividade física está associado a diversas doenças crônicas degenerativas.
"O sedentarismo é considerado um mal muito sério, pois decorre uma série de doenças, deixando de ser uma preocupação meramente estética, pois é um problema grave de saúde pública, transformando-se numa epidemia global. Por isso, desenvolvemos em Porto Seguro a estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado à população mediante o trabalho dos educadores físicos que atuam nas academias ao ar livre no Centro, Frei Calixto, zonal rural e Arraial D'ajuda, fomentando ideias de prevenção de doenças através do incentivo de um estilo de vida mais ativo, proporcionando não apenas benefícios fisiológicos, mas principalmente uma melhor qualidade de vida para a população", pontua a secretária de saúde, Edna Alves.