home > noticias >

NOTÍCIAS DE EUNÁPOLIS

Ouvidoria; Hanseníase; Matrículas no Paquetá e Arnaldão; Febre amarela


Por: CliC101 | Ascom PME
Publicado em 20/01/2018 03:12

Publicidade

Fique por dentro do que acontece em Eunápolis, em benefício dos cidadãos.

 

Ouvidoria de Eunápolis é o canal entre a Prefeitura e o cidadão

 A Ouvidoria Geral do Município de Eunápolis - criada com o propósito de permitir ao cidadão eunapolitano a participação direta e indireta na administração pública, facilitando o relacionamento entre as partes - se encontra em pleno funcionamento. Ao importante órgão compete o recebimento de reclamações, sugestões, elogios e denúncias quanto à atuação dos serviços da Prefeitura de Eunápolis.

 

Segundo o ouvidor-geral do Município, Devanir Manzoli, em Eunápolis sãos duas formas de contato. “A mais utilizada é através do site da Prefeitura, onde o cidadão encontra o link direto da Ouvidoria para explanar os questionamentos, com prazo de retorno, que será encaminhado ao email do denunciante. A outra forma é se dirigindo à sede da Ouvidoria no prédio do SAM no Centro da cidade, local estratégico para facilitar o acesso da população”, disse o ouvidor.

 

Ele explica ainda que o trabalho da Ouvidoria vai muito além de receber as denúncias. “Após a ocorrência chegar à ouvidoria, as reclamações são encaminhadas às secretarias responsáveis, e cabe à Ouvidoria apurar a possível solução dos problemas, retornando ao denunciante com a solução para o problema apresentado. A ordem do prefeito Baiôco é que todas as denúncias sejam apuradas e o cidadão seja ouvido com o respeito e atenção que lhe é devido”, explicou Devanir.

 

O órgão funciona no Prédio do SAM – Serviço de Atendimento ao Munícipe, na Rua Floriano Peixoto, nº 265, sala 08, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Site para contato (www.eunapolis.ba.gov.br).

 

Eunápolis mobiliza população para combate à hanseníase

Manchas brancas dormentes ou avermelhadas salientes, ausência de dor em caso de queimaduras ou cortes, partes do corpo com formigamento ou dormência, dor nos nervos dos braços, mãos, pernas ou pés. Se você possui algum desses sintomas, você pode estar com hanseníase. Buscando mobilizar a população para detecção desta doença, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Eunápolis está intensificando o combate à hanseníase e a divulgação de informações que levem ao seu diagnóstico precoce.

 

“Dia 28 de janeiro comemoramos o Dia Nacional de Combate à Hanseníase e por isso gostaríamos de mobilizar toda a população de Eunápolis para que fiquem atentos aos sintomas, e se caso detecte algum deles procure imediatamente a Unidade de Saúde do bairro. A hanseníase tem cura e assim que o tratamento é iniciado o paciente não é mais transmissor, por isso é tão importante nos unirmos neste combate”, convoca a superintendente de Vigilância em Saúde, Katiane Laurentino.

 

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Naiara Rocha, o município de Eunápolis é hiperendêmico para a doença. “Em 2017 foram registrados 58 casos novos de hanseníase e se encontram atualmente em tratamento 94 pacientes. O tratamento é gratuito e realizado com medicação, que é disponibilizada pelo SUS”.

Sobre Hanseníase - A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente como cegueira, falência renal, fraqueza muscular, desfiguração da face, disfunção erétil, entre outras complicações.

 

“O entendimento do prefeito Baiôco é que precisamos atuar com grande ênfase na prevenção de doenças, promovendo assim a saúde de nossa população. Por isso convidamos a todos os eunapolitanos para estarem atentos aos sintomas da hanseníase e caso detecte algum deles procurar imediatamente a UBS mais próxima. Estaremos realizando até o carnaval uma grande mobilização para detecção e combate a esta doença”, concluiu Anara Sartório, secretária de Saúde de Eunápolis.

 

Alunos do Paquetá e Arnaldão devem fazer matrícula até 2 de fevereiro

Alunos dos conjuntos habitacionais Paquetá e Arnaldão que ainda não foram matriculados nas escolas municipais, poderão fazê-lo desde já no CEMEI do Alecrim I e na Escola Paulo Freire. Eles freqüentarão aulas nos dois anexos da Paulo Freire, no próprio CEMEI I e em duas novas unidades que passam a integrar a rede municipal de ensino de Eunápolis. As matrículas vão até o dia 2 de fevereiro e para efetivá-las os país ou responsáveis pelos alunos devem providenciar os documentos de praxe.

 

Nas duas escolas (Paulo Freire e CEMEI do Alecrim I) devem ser matriculados os alunos da educação infantil/pré-escola e os do 1º ao 9º ano que residem na região da Avenida Alcides Lacerda, antiga Estrada do Alecrim e adjacências. Já os que residem naquela região e que já são matriculados em escolas do Juca Rosa e Rosa Neto terão suporte logístico da administração municipal com a manutenção do transporte escolar.

NOVO CONTINGENTE – Com a inauguração de dois novos conjuntos habitacionais naquela região (Paquetá com 500 moradias e Arnaldão com 1.200 unidades), surgiu um novo contingente de alunos para a rede municipal de ensino, os quais precisavam de uma destinação escolar que fosse próxima aos dois bairros.

 

Para atender a esse novo grupo de alunos, através da Secretaria de Educação, a Prefeitura de Eunápolis está ativando duas novas unidades escolares. A primeira é um prédio simbólico da região do Alecrim: trata-se da unidade onde funcionou o colégio interno da Associação Menino Jesus, pertencente à Igreja Católica e que deve abrigar até 600 alunos. A segunda é uma unidade situada no Arnaldão, em um contexto com quadra esportiva e parque infantil, com potencial para abrigar até 280 alunos.

 

Em ambos os casos as unidades entram em fase de atualização física de suas estruturas para recepcionar sem pendências os alunos em 19 de fevereiro, data prevista para o início das aulas na rede municipal.

Em visita técnica a escolas daquela região nesta quinta-feira (18/01), acompanhada de engenheiros da Prefeitura e da coordenadora pedagógica July Reis Abalem Grama, a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Maureen Lacerda, explicou como funcionará essa expansão, adiantando que o prefeito em exercício Flávio Baiôco determinou prioridade absoluta à alocação do espaço e às respectivas obras de adequação.

 

O prédio onde funcionou a Menino Jesus fica em local estratégico do Alecrim I, entre os dois conjuntos habitacionais, tem 15 salas de aula, amplos banheiros, cozinha e refeitório, área de recreação, biblioteca, além de dependências administrativas e de coordenação pedagógica. A unidade situada no Arnaldão, tem 4 salas de aula, banheiros, dependências administrativas, uma quadra esportiva e um parque infantil anexos.

 

Eunápolis está fora da área de risco para transmissão de Febre Amarela

De acordo com a lista encaminhada pelo Ministério da Saúde, o município de Eunápolis não está em situação de risco para febre amarela. Com esta informação, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Eunápolis se mantém realizando exclusivamente a vacinação de rotina para todo o público alvo (09 meses a 59 anos).

Segundo a técnica da Vigilância Epidemiológica, Kelly Rebouças, em 2017 Eunápolis realizou 35.000 doses da vacina de febre amarela. “A vacina de febre amarela faz parte do calendário vacinal do Ministério da Saúde e por isso se encontra disponível nas unidades de saúde durante todo o ano, podendo a população ser vacinada em qualquer momento sem necessidade de busca imediata”, disse Kelly.

A superintendente da Vigilância em Saúde, Katiane Laurentino lembrou que quem já tomou uma dose de vacina contra febre amarela está imunizado por toda a vida. “Atualmente a dose é única, conforme orientação do Ministério da Saúde, e como já realizamos 35.000 doses em 2017, Eunápolis tem parte de sua população imunizada, além de estar fora da zona de risco”, explicou a superintendente.

Para a secretária de Saúde, Anara Sartório, hoje a situação de Eunápolis é confortável em relação à febre amarela. “Nossa população pode ficar tranquila, pois hoje não há nenhum fator de risco para surto de febre amarela em nosso município. Porém, atendendo a solicitação do prefeito Baiôco, nossas equipes estão preparadas para atender e responder qualquer questionamento. Em caso de dúvidas, basta comparecer à sala de vacina mais próxima de sua residência portando o cartão de vacinação”, conclui Anara Sartório. 








Comentários do público:

Publicidade
0