Protesto
Os governantes mascarados
Vinte e sete manequins de terno, gravata e máscara foram colocados pela ONG Rio de Paz no gramado do Congresso Nacional, em Brasília, nesta terça (12), para cobrar mais transparência e eficiência de gestão dos governos municipais, estaduais e federal. O número de bonecos representa os 26 estados e o Distrito Federal.
Vestidos de preto e com o rosto coberto por bandeiras brasileiras, os bonecos passam a mensagem de que o Estado age de modo mascarado quando não mostra com transparência os seus atos.
O presidente da Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, disse que a manifestação é para exigir que municípios, estados e governo federal apresentem publicamente suas metas, cronogramas e prestem contas sobre suas ações em áreas como saúde, educação e segurança pública.
A Rio de Paz, durante o protesto, apresentou uma petição com a qual pretende pressionar o Congresso a estabelecer novas normas para garantir a transparência na gestão pública. O documento circula em diversas redes sociais e, segundo a ONG, já conta com a adesão de cerca de 22 mil pessoas.
Para que possa ser apresentada ao Congresso, no entanto, é necessário um milhão de assinaturas.