Confira as dicas para melhorar o sinal da internet sem fio na sua casa
Acessar a rede Wi-Fi nos quatro cantos da casa e com um bom sinal, muitas vezes, é um desafio. A conexão pode cair ou ficar mais lenta por interferência de outros equipamentos ou pelo mau posicionamento do roteador.
O consultor em tecnologia e blogueiro Gilberto Sudré revela algumas soluções simples para potencializar o uso do roteador, que podem ser feitas em casa e sem gastos. E você vai saber, também, o que é mito e o que é verdade sobre a conexão sem fio.
Posicionamento ideal
O consultor explica que o posicionamento do roteador também influencia no desempenho do equipamento. "Para potencializar o aparelho, o mais indicado é colocá-lo no alto e no centro da área de cobertura", ensina Sudré.
Ele diz também que é bom mantê-lo longe de lugares com muita água, como aquários, porque o líquido absorve as ondas emitidas pelo roteador. Canos de água não interferem.
Interferências
Sudré aponta equipamentos como motores elétricos, fornos de microondas, telefones sem fio (que funcionam na frequência de 2.4 GHz), babás eletrônicas (também na frequência de 2.4GHz) e outros roteadores como possíveis interferências na rede sem fio.
Segundo o consultor, a escolha do canal de transmissão também interfere na qualidade do sinal. "Ao instalar o roteador, devemos verificar se existem outras redes sem fio próximas e configurá-lo em outros canais. Para isso, podemos usar o aplicativo gratuito Wi-Fi Analyser para smartphone e Android", diz.
Ampliar sinal
Se o roteador já está instalado no local correto e sem interferências, mas o sinal continua ruim, Sudré sugere trocar a antena do aparelho para ter um ganho maior.
"Antes é necessário verificar se o aparelho permite fazer a troca. A substituição é simples: basta desenroscar a antena antiga e instalar a nova. Nenhuma configuração adicional é necessária. O preço de uma antena de bom alcance varia de R$ 40,00 a R$ 80,00 em lojas de informática", explica.
Se nenhum desses procedimentos resolver e a rede continuar com baixa performance, o último recurso é espalhar repetidores pela área a ser atendida, para reforçar o sinal. Os repetidores são equipamentos que sintonizam o Access Point e amplificam seu sinal.
Reduzir roubo de sinal
Sudré explica que nenhum mecanismo é 100% seguro, mas há algumas maneiras de reduzir o risco de roubo de sinal. O consultor indica o uso de criptografia WAP e a troca da senha periodicamente.
De acordo com Sudré, é importante observar o uso da criptografia porque, dependendo da marca e do modelo do roteador, a performance pode ser piorada devido ao aumento do processamento realizado pelo aparelho.
Original: Gazeta