home > noticias >

SAÚDE

Água de qualidade é realidade em São João do Sul

“A qualidade da água está excelente. Há muito tempo que não tínhamos água da maneira que está caindo agora”, disse dona Benita Alves, moradora do povoado.

Por: CliC101 | Asscom PMG
Publicado em 15/03/2017 09:43

Publicidade

Com o intuito de garantir a melhoria de qualidade da água potável no povoado de São João do Sul, município de Guaratinga, a Prefeitura Municipal implantou melhorias no sistema de tratamento e passará a distribuir água de qualidade para todos os moradores da localidade.

Em parceria com o senhor Edilson Viana Vieira, operador técnico de ETA – Estação de Tratamento de Água, que presta serviços para a EMBASA de Guaratinga,  será efetuado treinamento dos servidores públicos que atuam na estação de tratamento de água do povoado.

 Foto: Asscom PMG

Desde o ano passado a situação da água em São João do sul passava por instabilidades que prejudicavam a população, obrigando-a a baldear água de cacimbas, cisternas, rios e até represas para suprir suas necessidades. A atual gestão municipal encontrou o prédio da estação de tratamento completamente abandonado, com matagal tomando conta de todo o ambiente, sujeira por todos os lados, ausência de produtos químicos para cuidar da água e bomba d’água danificada, situações que contribuíram diretamente para o transtorno na distribuição de água aos populares.

 

Várias cobranças foram feitas pela população, a maioria delas solicitando a normalização dos serviços com boa qualidade, pois segundo eles, nos últimos meses a água que caía pelas torneiras exalava mau cheiro e apresentava uma coloração amarelada.

Diante dessa situação, e preocupada com o risco à saúde do povo de São João do Sul, a prefeita Christine Pinto buscou e conseguiu o apoio do técnico para capacitar os funcionários públicos no tratamento da, com dosagem de produtos químicos, filtragem, remanejamento da água por setor e outros serviços pertinentes ao trabalho dos servidores.

 Foto: Asscom PMG

No último sábado (11) a prefeita, acompanhada dos vereadores representantes do povoado, José Messias e Almerita Cardoso, visitou a estação de tratamento e verificou de perto os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela equipe, que trabalha duro para garantir a qualidade da água. No local a prefeita também conheceu o novo sistema manual que foi implantado e que viabilizará menores custos de manutenção, em comparação com o antigo, além de atender as necessidades com mais qualidade e praticidade.

“Essa é uma situação considerada como problema crônico, há meses a população desse povoado estava sem água tratada e reclamando muito do descaso. Mas com uma boa parceria conseguimos uma solução para levar água tratada de volta às torneiras das pessoas, de uma maneira simplificada e de baixo custo. Acredito que agora o problema está resolvido”. Afirmou a prefeita Christine Pinto.

 

A vereadora Almerita ressaltou a importância do novo sistema, que para ela veio em boa hora. “O nosso povo estava sofrendo muito por conta dos problemas que aconteciam com o sistema de água anterior, e com esse novo método de tratamento, agora me sinto feliz por todos os moradores, que vão sair do sofrimento por falta da água tratada”.

 

Já o vereador José Messias, que também compartilha a alegria dos populares, parabenizou o empenho da prefeita. “Através de um jeito simples, o problema da água está somente agora sendo resolvido, coisa que já deveria ter sido feita há anos atrás. Mesmo assim, só temos a agradecer pelo empenho da Administração em buscar conhecimentos e trazê-los para o povo de São João do Sul, que hoje brinda esse resultado positivo com água tratada e de ótima qualidade”.

 Foto: Asscom PMG

Na segunda-feira (13/03), a população pôde comemorar a retomada da distribuição da água potável em suas residências, que desta vez chegou mais pura e cristalina. “A qualidade da água está excelente. Há muito tempo que não tínhamos água da maneira que está caindo agora”, disse dona Benita Alves, moradora do povoado.

 Foto: Asscom PMG

“Antes só era lama. A água só descia o barro e a gente tinha que pegar água na cabeça para não ter doenças. E os responsáveis ainda diziam que se não pagasse a conta iria cortar a água da gente. Hoje está ótimo. A água está caindo limpa e alva, a gente está bebendo normal”, afirmou a dona de casa Ivanete Costa Ferreira.








Comentários do público:

Publicidade
0