home > noticias >

ENEM

Jovem fez texto modelo e recebe pontuação máxima na redação do ENEM

A estudante sempre gostou de ler. “Gosto de tudo mesmo, principalmente livros e jornais. Tenho um pouco de dificuldade de criar o hábito de ler revistas, por isso comecei a ler os jornais”

Por: Clic101/Correio
Publicado em 10/09/2013 07:18

Publicidade

Seis redações por semana. Essa foi a preparação da estudante gaúcha Larissa Reghelin Comazzetto, 17 anos, para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. Com tanta dedicação, não podia ser diferente: a jovem, que mora em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e estudava no Colégio Militar da cidade recebeu a pontuação máxima, de 1000 pontos, na prova de Redação do exame.

Larissa Comazzetto, 17, cursa hoje Medicina na Federal de Santa Maria (Foto: Acervo pessoal)

Ela diz que não tem fórmula mágica, nem segredo para fazer a prova perfeita. “No início do 3º ano, eu até tinha dificuldades. Tinha ideias boas, mas não conseguia desenvolver”, contou a jovem, que soube que seu texto fora incluído no guia de Redação do Enem 2013 durante o trote no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Lançado na última quinta-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o manual informa os critérios da avaliação do Ministério da Educação (MEC) para os textos. O guia trouxe provas de outros quatro candidatos que também tiraram a nota máxima.

No entanto, em quatro dos cinco textos, os estudantes cometeram pequenos deslizes. Por isso, além de apresentar cada redação, o manual também traz comentários sobre trabalho dos estudantes e aponta os erros.

No caso de Larissa, a única falha foi a acentuação da palavra “espanhóis”. Ela esqueceu o acento na terceira vez que a escreveu, embora tivesse acertado nas outras duas ocorrências. “Acho que foi um descuido. Deixei a redação para o final e, quando fui passando a limpo, fiquei afobada”, explicou a estudante.

Mesmo assim, o MEC entendeu que o texto dela demonstrava “excelente domínio da modalidade escrita formal e não apresenta problemas linguísticos”, de acordo com o manual.

Quanto ao tema, Larissa diz que ficou dividida. No ano passado, os candidatos tiveram que escrever sobre o movimento imigratório para o Brasil no século XXI. “Foi uma surpresa na hora, porque todo mundo esperava algum tema mais polêmico. Mas depois da surpresa inicial, pensei um pouco e foi tranquilo, até porque migração é um assunto muito discutido”.

Curioso que, no fim das contas, ela acabou nem precisando da redação nota 1000. Na UFSM, que, desde o início, era sua primeira opção entre as universidades que gostaria de ingressar, a nota da redação do Enem não ajudava a compor o vestibular. Por lá, só vale a pontuação das questões objetivas, que tem peso de 20% da nota total. “Na verdade, acho que foi isso que me ajudou. Como não tinha aquele compromisso de fazer, fiquei muito calma”, afirmou Larissa.

Rotina

Ainda assim, não se engane: a rotina da estudante não era fácil. As seis redações tinham um dia reservado na semana só para elas.

“Na reta final, não conseguia fazer todas no mesmo dia. Acabava fazendo quatro nesse dia e as outras eu deixava para quando desse tempo”. E ela ainda tinha aliados: fez aulas particulares de redação por seis meses. Isso tudo sem esquecer das aulas no Colégio Militar de Santa Maria e no cursinho Fóton Vestibulares.

Para completar, a estudante sempre gostou de ler. “Gosto de tudo mesmo, principalmente livros e jornais. Tenho um pouco de dificuldade de criar o hábito de ler revistas, por isso comecei a ler os jornais”, disse.

Outra estudante de Santa Maria teve o texto selecionado pelo MEC. Caroline Lopes dos Santos era colega de Larissa no colégio. Hoje, as duas são colegas no curso de Medicina.

Além delas, as redações de Pedro Igor da Silva Faria, de Teresina (PI), Danilo Marinho Pereira, de Belém (PA), e Gabriela Araújo Attie (MG) foram escolhidas para o Guia do Enem.

Importante

Redação que fugir do tema receberá nota zero, diz manual.
A correção da redação do Enem será mais rigorosa este ano, como fica claro no novo guia do participante para redação 2013 divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

O documento pode ser acessado no site do Inep (portal.inep.gov.br), órgão do MEC responsável pela prova. No ano passado, textos que incluíram o hino de um clube e uma receita de macarrão obtiveram boas notas. Desta vez, o Enem não permitirá trechos desconectados do tema.

A entrega da folha de redação em branco ou com até sete linhas também implica na anulação da nota. Serão avaliadas 5 competências: domínio da língua portuguesa; compreensão da proposta e aplicação dentro da estrutura de um texto dissertativo-argumentativo; organização e interpretação de informações, opiniões e fatos; demonstrar conhecimento das construções argumentativas e proposta de intervenção no problema trazido.

Tags: enem redação






Comentários do público:

Publicidade
0