O Grupo Ambiental Natureza Bela realizou na noite de sexta-feira (23/08) na Câmara Municipal, o coquetel de lançamento de duas revistas em quadrinhos: “Os defensores da Natureza”, que já esta em sua segunda edição e “Defensores do Meio Ambiente” que foi produzida a partir de uma oficina de desenho disponibilizada pelo grupo.
Conversamos com o presidente do Natureza Bela, Sidivaldo Oliveira, que explicou como surgiu a idéia da revista em quadrinhos.
“Esse Trabalho já vem há cinco (05) anos atrás, quando surgiu a primeira idéia de se fazer uma revista em quadrinhos; a idéia veio da necessidade, a gente trabalhava com teatro, criamos a peça “Quando a Natureza é Bela” e a gente não estava tendo condições de atender todas as demandas de apresentações, então a gente precisava criar um mecanismo mais leve, que fosse mais veloz, para poder alcançar toda camada que dependia naquele momento das apresentações. Então daí veio a idéia de uma revistinha em quadrinhos que poderia chegar a todos que não poderiam vir ao teatro, convidei uma equipe muito boa, o Cleyton e o Ueslei, que são desenhista de ponta. O Ueslei ficou responsável por desenhar as historinhas, o Cleyton de pintá-las e eu criei os personagens e fiz todo roteiro. Quem quiser adquirir a revista, é só procurar o Grupo Ambiental Natureza Bela que iremos estar disponibilizando. A revista é de distribuição gratuita, essa é a numero 02, não temos mais a número 01, e se você é aluno e quiser ter acesso à revista é só procurar na biblioteca de sua escola. A gente já pensa na 3ª edição, o Grupo Ambiental Natureza Bela já está com um projeto junto ao BNDES e já estamos amadurecendo a idéia”, finalizou Sidivaldo Oliveira.
A Segunda edição da revista “Os defensores da Natureza”, teve a direção de Sidivaldo Oliveira, roteiros e argumentos por Ueslei de Jesus e Sidivaldo Oliveira, Ilustração, arte final, pintura eletrônica e diagramação por Inventty Comunicação Visual.
Ueslei de Jesus, além de trabalhar nas duas edições da revista “Os Defensores da Natureza”, também foi instrutor na oficina de desenho que deu como fruto a edição única da revista “Defensores do Meio Ambiente”, produzida por 08 jovens que aperfeiçoaram seus talentos com o instrutor.
Perguntado sobre a experiência de poder ajudar outros jovens a mostrar seu talento, disse Ueslei: “Eu, como trabalho com desenho há muito tempo, sei das dificuldades que tem para que o jovem artista possa mostrar o seu trabalho, então quando eu trabalhei com eles parece que eu estava me vendo no inicio da minha carreira, que foi muito dolorosa assim pela falta de incentivo, pela falta de espaço. Então, a experiência que eu consegui durante esses anos de carreira, a gente passou para eles e foi muito bom reviver tudo isso, para mim foi perfeito, foi ótimo”.
Ueslei agradeceu a todos que se envolveram e apoiaram o projeto e ainda fez um apelo. “E o apelo que eu volto a repetir é para as autoridades, para que invistam nessa área [...]. Aqui em Itabela nós temos um grande celeiro de artistas na arte da música, da dança, do teatro, do desenho, da pintura, mas infelizmente essas pessoas não têm espaço, não têm incentivo [...], aí o apelo que a gente faz é para que as autoridades se mobilizem afim de que essas pessoas tenham o espaço para mostrar o seu trabalho”, finalizou o instrutor Ueslei.
Conversamos com jovens que participaram da oficina de desenho, que relataram estar no projeto desde 2010, e que comentaram sobre os benefícios de estarem no projeto, aperfeiçoando seus talentos. “Para mim foi muito legal, nós aprendemos a atualizar nossos desenhos, coisas que não sabíamos aprendemos fazer, nossos desenhos ficaram melhores, tinha o dom, mas com a técnica ficaram melhores”, disse Dhemes Souza.
Além do lançamento das revistas, para relembrar como tudo teve início foi encenada a peça “Quando a Natureza é bela”, com uma equipe de 20 índios da Aldeia Boca da Mata.
Carielli Santos falou um pouco de como começou a peça e do projeto que levou o teatro à aldeia. “Quando a Natureza é Bela, é uma peça de 12 a 13 anos, iniciou com a Companhia de Teatro Circo de Pulgas, da qual o Sidivaldo é o autor da peça. Eu particularmente, através do Grupo de teatro, ingressei no Natureza Bela e hoje eu atuo como professora de Educação Ambiental, levando a arte. A peça Quando a Natureza é Bela fala da ação dos índios junto com os animais, lutando prá defender a natureza, devido a consequência da ação do homem [...]. Levei lá prá Aldeia Boca da Mata, eles aderiram à idéia, gostaram muito, um grupo que nunca tinha assistido teatro [...]. Tivemos uma preparação de dois meses, uma experiência desafiadora tanto para mim quanto para eles, índios acuados, tímidos, mas vencemos esse desafio e apresentaram a peça. A gente espera dar continuidade, que a galera tem talento não é, temos que explorar isso ai ”, finalizou Carielli .
Também falamos com o sócio fundador do Grupo Ambiental Natureza Bela, José Francisco Júnior: “O Natureza Bela vai completar agora, doze anos de muitas realizações, não apenas na questão ambiental que é nosso foco, mas na questão social, cultural, nas atividades que envolvem principalmente a questão da juventude, a conscientização da sociedade para preservação do meio ambiente, etc. Hoje o que a gente viu aqui, é apenas um detalhe de um dos grandes projetos que a gente tem realizado aí em parceria com o BNDES, com o Ponto de Cultura do Estado da Bahia. Nós pretendemos estar realizando muito mais projetos dessa natureza ”, disse Júnior.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Gedalvo Matos (Gil), esteve presente e na oportunidade agradeceu e parabenizou o Grupo Ambiental Natureza Bela juntamente com os participantes que trabalharam nas revistas e na apresentação teatral. “[...] é pena que a nossa população não esteja aqui para ver o que tem a nossa comunidade [...]. Isso é uma demonstração que Itabela tem talentos que estão escondidos, só necessitam das pessoas para ir buscá-los [...]. Eu agradeço a toda imprensa, ao Clic101 que hoje vem desempenhando um trabalhado à nossa comunidade, dando todo respeito que vocês têm, e eu estou aqui de coração mesmo, agradecendo todo apoio que vocês estão dando a esse evento, obrigado”, finalizou o vereador Gil.
O itabelense Cacá Lee, que esteve prestigiando o evento, comentou sobre o assunto: “Muito Legal, gostei, vim prestigiar o evento, adorei a peça, adorei os personagens, que são importantes, estão sempre ensinando alguma coisa prá gente, isso é muito importante”, disse Cacá.
Representando a Secretaria de Educação do Município, Jorgley Santana esteve prestigiando o evento.