O curta metragem “O FAKE” acaba de ganhar o 5º Festival de Curta Metragem , o Curta 5, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus Eunápolis.
As sessões competitivas tiveram a participação das cidades de Itabela, Eunápolis, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Simões Filho e Salvador , com cerca de 97 inscrições.
“O FAKE”, premiado na categoria Juvenil 1, foi produzido por alunos da Escola Maria d´Ajuda Silva Vieira, em Itabela, que assim se sagra tricampeã no festival.
Em 2012 ganhou com o curta metragem “Preservar é preciso”, em 2013 com “Primavera Brasileira”, e agora em 2014 com “O Fake”.
Os conteúdos dos filmes são todos de caráter educativo, e tiveram o apoio decisivo de pessoas dedicadas na formação dos jovens valores itabelenses, como Rosana Marquesini, Edna Alves, Andréia Galdino, Natália Alcântara e Sidivaldo Oliveira.
NOTA DESTOANTE
Exceto a participação simplória do departamento de cultura, que também não é provido com os meios necessários e indispensáveis, a omissão e o descaso do setor educacional e do gestor público do município com a cultura é flagrante.
Um evento de tamanha magnitude como esse só acontece graças à dedicação individual e determinação de diretores, professores, alunos, veículos de comunicação locais, e de alguns colaboradores.
Também numa cidade onde os valores cívicos estão abandonados, não havendo mais comemoração no 7 de Setembro, nem no Dia da Bandeira, nem a execução do hino nacional e muito menos o hasteamento da bandeira em órgãos e estabelecimentos público de ensino, seria esperar demais que reconheçam a cultura como primordial para a nossa juventude e para toda a comunidade itabelense.
CLIC aqui e assista “O FAKE”, curta metragem ganhador do Festival