Publicidade
0
FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Trancoso reafirma a força de uma tradição que atravessa gerações

Compartilhe:
Por: Comunicação Porto Seguro | Pub.: 19/01/2026 20:37 | Atual.:20/01/2026 07:15
Publicidade

A abertura da Festa de São Sebastião, em Trancoso, confirmou neste sábado (17) por que o distrito transforma fé em experiência coletiva. A missa de início, às 19h, na Igreja São Sebastião, no Quadrado, reuniu moradores e visitantes em um encontro marcado por memória, devoção e pertencimento. Com o boas-vindas dos festeiros Dona Glória Possa e André Asa, a celebração deu o tom de uma festa preservada com cuidado e dedicação comunitária.
 
A programação segue até terça-feira (20), mantendo ritos que atravessam gerações e ajudam a sustentar a identidade cultural de Trancoso. No domingo (18), a festa continua com missa às 19h. Na segunda-feira (19), a celebração ocorre às 19h na Igreja São João Batista, com o padre Marconi e a presença do cônego Édson Menezes, reitor da Basílica Santuário Senhor do Bonfim. Às 21h, o Samba de Couro amplia a atmosfera de encontro e tradição.
Na terça-feira (20), o dia concentra momentos emblemáticos. À meia-noite, a queima de fogos em homenagem ao padroeiro abre uma sequência de apresentações musicais. Ao amanhecer, o Ritual da Busca do Mastro e a caminhada comunitária reafirmam a dimensão simbólica do festejo, seguidos de café da manhã comunitário em frente ao restaurante Rabanete e, ao meio-dia, bênção da comida e almoço coletivo na Casa das Festas. À tarde, a missa (16h) e a procissão (17h) conduzem a comunidade pelas ruas do distrito, culminando com a Dança do Marimbondo e a subida do mastro.
 
Para o superintendente de Cultura, Herculano, “é tradição que fortalece a identidade de Trancoso”. Já o secretário de Turismo, Guto Jones, resume a abertura como “um rito que acolhe e valoriza o destino”.

Comentários do público:

Siga nas Redes:
Continua após a publicidade!
Clic101
© Copyright 2025 - CliC101 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Welisvelton Cabral