Publicidade
0
VÍNCULOS CULTURAIS

Zinga Cavaco planta sementes musicais em Caraíva

Cinco meses de aulas gratuitas de cavaquinho fortaleceram vínculos culturais e sociais entre jovens e comunidade
Compartilhe:
Por: Saruê Cultural | Pub.: 15/12/2025 20:23 | Atual.:15/12/2025 21:02
Publicidade

Divulgação Zinga Cavaco - Sete jovens deram seus primeiros acordes no cavaquinho e descobriram o prazer da música brasileira.

 No último dia 13 de dezembro de 2025, foi realizado o encerramento da primeira fase do Projeto Zinga Cavaco, que teve início em agosto e contou com cinco meses de atividades voltadas para jovens de 10 a 14 anos do distrito de Caraíva, em Porto Seguro (BA).

Durante este período, sete jovens moradores participaram de uma introdução musical ao cavaquinho, instrumento que dá vida a ritmos tradicionais brasileiros como o samba, o forró e o choro. As aulas foram conduzidas pelo músico autodidata Demétrius Caetano, com acompanhamento do instrumentista Fernando Teixeira, o Céu do Cavaco, proporcionando não apenas aprendizado técnico, mas também uma vivência cultural marcada por afeto, respeito e valorização da música brasileira.
Dovulgação Zinga Cavaco - O Zinga Cavaco mostrou que música é afeto, inclusão e cultura viva em Caraíva.
Mais que música, um vínculo social

O projeto se destacou por criar um espaço de convivência e inclusão, onde crianças e famílias puderam se aproximar da cultura local. Além da introdução musical, os encontros fortaleceram laços de pertencimento e despertaram nos jovens o prazer de se relacionar com a arte.

“Foi rico e maravilhoso receber aqui na Toca do Gabiru o Projeto Zinga Cavaco em parceria com a Saruê Cultural, apoiando este projeto de ocupação onde os artistas locais chegam oferecendo oficinas abertas à comunidade. O espaço foi democratizado com a presença das crianças e das famílias. Seguimos abertos para mais projetos com esta finalidade de inclusão”, afirmou Gabriel de Amaral, gestor do Ponto de Cultura Toca do Gabiru, em Nova Caraíva.
Divulgação Zinga Cavaco - Na Toca do Gabiru, crianças, famílias e artistas se encontraram em um espaço democrático de cultura.
“Fiquei feliz de poder trabalhar com as crianças da comunidade. Já conhecia muitas delas através de seus pais, então fazer essa troca foi muito rico. A introdução musical é sempre uma descoberta. Plantamos sementes que tiveram um contato inicial com a música de forma prazerosa. Agora é dar continuidade”, destacou Demétrius Caetano, músico e instrutor do projeto

Iniciativa cultural planeja incluir novos instrumentos e alcançar mais jovens na próxima edição

A expectativa é que o Projeto Zinga Cavaco siga em 2026, atendendo os alunos que já iniciaram sua formação e recebendo novos participantes. O objetivo é ampliar a proposta, oferecendo introdução musical também em outros instrumentos, como percussão e harmonia, fortalecendo ainda mais o papel da música como ferramenta de inclusão e valorização cultural
Divulgação Zinga Cavaco - Foram cinco meses de aprendizado e convivência que fortaleceram laços entre jovens, famílias e comunidade.
O Projeto Zinga Cavaco é realizado em parceria com a Saruê Cultural e o Centro Cultural Toca do Gabiru, com apoio da Prefeitura de Porto Seguro e viabilização pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, em articulação com o Sistema Nacional de Cultura, o Ministério da Cultura e o Governo Federal do Brasil.


Comentários do público:

Siga nas Redes:
Continua após a publicidade!
Clic101
© Copyright 2025 - CliC101 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Welisvelton Cabral