EDUCAÇÃO, ARTE E INOVAÇÃO
Encontro Estudantil de Arte e Cultura começa amanhã na Arena Fonte Nova, em Salvador

A Arena Fonte Nova vai receber, de 9 a 11 de dezembro, a Etapa Estadual do Encontro Estudantil 2025, com o tema: “Educação, Arte e Inovação para um mundo mais sustentável.” Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o evento celebra o protagonismo juvenil e a inclusão socioeducativa por meio da arte e da cultura.
Durante três dias, estudantes da rede estadual apresentam projetos científicos, culturais e artísticos em estandes, mostras, seminários e apresentações. A programação traz palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas atuais como Inteligência Artificial e Redes Sociais, sempre com foco na diversidade e na construção de espaços inclusivos.
Este ano houve recorde de inscrições: 3.973 projetos, superando os pouco mais de três mil do ano anterior. Serão exibidos 650 projetos selecionados entre os 27 territórios de identidade, com representantes de 142 escolas, 97 municípios e 13 Núcleos Territoriais de Educação. Entre as iniciativas estão propostas da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia FECIBA, do Educa + Bahia e dos Seminários Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica.
Cultura como ferramenta socioeducativa
O Encontro estimula o público a entender a cultura como instrumento de inclusão e educação, em um espaço onde os jovens podem expressar suas identidades, fortalecer a autoestima e ampliar suas perspectivas de futuro. O público verá fanfarras, corais, grupos de dança, música, teatro e recitais de poesia.
O destaque fica por conta do Festival Anual da Canção Estudantil FACE 2025 e dos espetáculos de dança, teatro e vídeo, que mostram como a arte transforma realidades e inspira mudanças.

Para a coordenadora de Arte e Cultura da Secretaria de Educação, Djenani Santos, “O encontro mostra como a arte e a cultura são ferramentas poderosas de educação e inclusão. A cada ano os estudantes estão mais criativos e preparados para encantar o público, dando visibilidade às suas ideias, talentos e projetos de vida.” Ela, também agradeceu às coordenações pedagógicas das escolas dos 27 territórios participantes, pelo empenho na organização e na preparação dos estudantes.
O corpo de jurados reúne nomes importantes da cena cultural baiana. Entre eles está o ator, diretor e jornalista Rai Alves, que ajudará a avaliar os espetáculos teatrais, valorizando a criatividade e a representatividade dos estudantes.
O Encontro Estudantil 2025 é uma realização do Governo do estado através e da Secretaria da Educação, além da cobertura da TV Educativa uma parceria que reforça o compromisso com a valorização dos estudantes e o fortalecimento da escola pública como espaço de protagonismo, inclusão e transformação

A secretária da Educação, Rowenna Brito, em entrevista, destaca que :“Nestes últimos dias antes do Encontro, é impossível não sentir a energia que percorre toda a rede. O que veremos na Arena Fonte Nova é o resultado de um ano inteiro de trabalho, pesquisa e criação. O Encontro Estudantil reafirma o talento da juventude baiana e o compromisso da educação pública com oportunidades reais de expressão e aprendizagem”, afirmou Rowenna.
Encontro Estudantil 2025 se consolida como uma das maiores iniciativas educacionais e culturais do Brasil , reunindo milhares de estudantes e dando voz às suas ideias, talentos e projetos de vida.