A rua Alaide do Feijão no Pelourinho, centro histórico de Salvador, ficou pequena para receber o grupo Bouzanfriam, que para encerrar o carnaval 2025, nesta quarta-feira de Cinzas, 5 de março, apresentou várias performances, numa linda e respeitosa homenagem ao Exú francês de descendência brasileira.
Segundo os organizadores, o evento reafirma a importância da cultura afro-brasileira, honrando figuras que dedicaram suas trajetórias à luta contra o racismo religioso e à defesa dos povos de matriz africana.
O evento, que já se consolidou como um marco no calendário cultural da Bahia, foi conduzido pelo Afoxé Mojubá, enchendo as ruas do Pelourinho com arte, música e resistência. E ainda contou com a participação do Ator e Diretor Dody Só, que com sua performance, encantou o público presente, além de show musical de Afrojhow, Rogério Bambeia, Anunciação, Roque Peixoto, além de convidados especiais.
Neste sentido, a história e cortejo na quarta–feira de cinzas a Raimundo Bouzanfraim, o nosso Exu, é a forma encontrada para agradecer a esta energia, que trabalha para manutenção da paz entre os seres humanos, e acima de tudo, de agradecermos por Ele ter se tornado um mensageiro da Paz, relata a organização do evento.
--------------------