home > noticias >

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Alunos e famílias atendidos no Ceame são acolhidos com corredor de boas-vindas


Por: Comunicação Porto Seguro
Publicado em 01/03/2024 11:54
Atualização:01/03/2024 12:01

Publicidade

A volta às atividades dos alunos e familiares atendidos pelo Ceame em Porto Seguro, está sendo marcada por experiências inovadoras, como o Corredor de Boas-Vindas, com direito a recreação e atividades sobre sentimentos e afetividade. De acordo com a coordenadora, Vera Liu, a cada dia são desenvolvidas ações com os diversos grupos, como uma forma de demonstrar a alegria da equipe pelo retorno das crianças, adolescente e suas famílias.

Segundo Vera, a ideia de iniciar o ano trabalhando as emoções foi inspirada em um livro didático chamado ''Acolhendo o Monstro das Cores'', da escritora Anna Lena. “A obra trabalha o tema emoções de forma simples e lúdica, incentivando o aluno a identificar expressar, com o uso das cores, seus sentimentos e emoções como alegria, tristeza, raiva, medo e calma, através do lúdico”.

O Ceame (Centro de Educacão Inclusiva e Atendimento Especializado), mantido pela Prefeitura de Porto Seguro por meio da Secretaria Municipal de Educação, é uma referência no atendimento a pessoas com deficiência na região. De acordo com a diretora Déa Araújo, “nesses primeiros dias, as famílias estão sendo recepcionadas pelas equipes com livros, aplausos e palavras que tocam as crianças e seus familiares, expressando a nossa alegria em tê-los de volta com a gente”, explica a diretora.

De acordo com Vera Liu, outro símbolo que está sendo bastante utilizado é o da árvore, como uma referência à importância da família no processo de aprendizado. “Não podemos perder a referência dessa responsabilidade da família, que é a base de tudo e que tem no Ceame um parceiro que eles podem contar”, salienta a coordenadora. A partir dos diagnósticos realizados, as crianças são encaminhadas para especialistas em áreas como tividade física e saúde, como natação, psicomotricidade, psiquiatria, CAPs, neurologista, otorrino, entre outros, de acordo com a necessidade de cada um.

Atualmente, cerca de 20 profissionais especializados atendem os 230 alunos matriculados. “Novos projetos e mais novidades estão sendo preparados para este ano”, adiantam as gestoras.








Comentários do público:

Publicidade
0