home > noticias >

CULTURA

Cabrália realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura


Por: Ascom Santa Cruz Cabrália
Publicado em 01/09/2023 11:09
Atualização:01/09/2023 11:11

Publicidade


Com a presença de mais de 90 agentes culturais de Cabrália, foi promovida na terça-feira, 29, no Auditório Seu Jique, a 3ª Conferência Municipal de Cultura, que teve como principal objetivo propor diretrizes para criação do Direcionamento Estratégico e do Plano Municipal de Cultura, além de definir prioridades para as políticas culturais da cidade.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento tratou de quatro eixos, sendo eles Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Identidade, Patrimônio e Memória; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e às Linguagens Digitais. Em rodas de conversa, os participantes apresentaram propostas e soluções. Na ocasião também foram eleitos quatro delegados representantes do município para as etapas territoriais e estadual e houve uma palestra sobre a realidade do município nos aspectos de identidade, patrimônio e memória.

Entre os participantes, estavam o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães; o superintendente municipal de Cultura, Eráclito Santana; o representante territorial do Estado da Bahia, Lindomar Rocha de Souza; a arquiteta do Iphan, Cristiane; a gerente do Sebrae, Flávia Goroni; o consultor da empresa Ori, Rafael Braga; o conselheiro de Cultura, Luiz Ricardo Montagna; e os secretários municipais de Educação, Iszael Gomes, e de Assuntos Indígenas, Juari Bonfim.

De acordo com o Presidente do Conselho de Cultura e Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, o evento correspondeu às expectativas e foi um momento de grande importância para dar voz à sociedade e especialmente àqueles que fazem a cultura acontecer na cidade. “Tivemos muitas indicações de ações para os povos originários e isso nos mostra um vasto e rico caminho que pode ser explorado culturalmente”, afirmou.

Já para Ricardo Montagna, representante da Associação Cultural Arte e Ecologia de Cabrália (ASCAE) e membro da Conselho Municipal de Cultura, a Conferência foi muito produtiva. “Nossa expectativa é de que diversas ações sejam implementadas a partir das ideias coletivas que debatemos aqui”, disse.

“Para nós, que trabalhamos incansavelmente na área de cultura, estar apresentando propostas e soluções é muito gratificante”, completou Ana Carolina (Lola), do Instituto Amigos de Santo André (IASA) e também membro do Conselho.

O Prefeito Agnelo Santos destacou que a cultura agora passa a ter muita importância no município. “Através do trabalho ativo da Secretaria, estamos envolvendo os agentes culturais e promovendo ações que realmente valorizam a cultura em nossa cidade”, finalizou.








Comentários do público:

Publicidade
0