O empresário Ronufo Guedes é dono da padaria Capixaba há três anos, em Trancoso, no Extremo Sul baiano. Pensando em aumentar a competitividade da empresa e adquirir novos conhecimentos, entre os dias 23 e 27 de fevereiro ele participou do curso “Desenvolvimento de equipe de trabalho e eliminação de desperdícios”, realizado no auditório do Sebrae Porto Seguro.
A capacitação integra o Programa de Desenvolvimento em Alimentação, Confeitarias e Panificadoras (Propan), promovido pelo Sebrae. Ao todo, representantes de oito empresas de Porto Seguro, Trancoso e Santa Cruz Cabrália são atendidas pelo programa. “São muitas lições valiosas, desde a liderança com os colaboradores até a parte de produção. É muito enriquecedor”, afirmou Guedes.
O programa atua em diversas áreas do negócio. Além da produção, eliminação de desperdícios e equipe, os empresários também trabalham temas em atendimento e controle financeiro. “A partir das diretrizes do Propan, os empresários podem perceber seus erros, acertos e potencializar o negócio. Conhecendo sua empresa, as chances de competitividade só ampliam”, destacou o gerente regional do Sebrae Teixeira de Freitas, Alex Brito.
Cosme Pereira, proprietário da Cosme encomendas, em Porto Seguro, também é integrante do Propan. “Com o programa, aprendemos uma nova forma de detectar prejuízos, alcançar um preço justo, melhorar o desenvolvimento da equipe e o atendimento ao consumidor”.
Mais informações podem ser obtidas no Sebrae Teixeira de Freitas, pelos telefones (73) 32914333/32914777.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia