home > noticias >

PARCEIROS FLORESTAIS

Veracel promove encontro com parceiros florestais

Primeiro encontro pós-pandemia estreita diálogo com produtores rurais

Por: Clic101 | Veracel
Publicado em 22/09/2022 11:28

Publicidade

 

Eunápolis, 22 de setembro de 2022 – A Veracel Celulose promoveu ontem, dia 21, o Encontro dos Parceiros Florestais. O primeiro encontro presencial realizado pós-pandemia teve o objetivo de ampliar o diálogo entre a empresa e os produtores. “Este encontro é para que possamos ter um ambiente aberto e de confiança que contribua para a tomada de decisões”, disse Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel.



Zanardo iniciou sua fala fazendo uma reflexão sobre o cenário político atual, da situação climática mundial e do pós-pandemia. “Trouxe esse cenário para que possamos pensar juntos. Conhecer a realidade do dia a dia é importante”, disse. O diretor-presidente falou ainda sobre o propósito da Veracel, destacando que a empresa integra um ecossistema e “não quer crescer sozinha”. “Queremos inspirar, valorizando a potencialidade da região em relação às pessoas”, ressaltou, ao falar da abertura das inscrições do Programa Jovem Aprendiz Veracel 2022, que vai oferecer 40 vagas nos cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Fibra Celulósica para jovens da região, com o propósito de desenvolver a mão de obra local.



Durante o encontro, os parceiros florestais da Veracel puderam conhecer e tirar dúvidas sobre novas tecnologias que estão sendo utilizadas pela empresa no plantio de eucalipto a fim de conseguir maior aproveitamento do solo e maior produtividade das florestas plantadas. Atento à apresentação sobre as novas tecnologias, o produtor florestal Robson Costa concorda que a tecnologia é uma grande aliada que oferece maior segurança e agilidade na medição das áreas, por exemplo.



Na oportunidade, Caio Zanardo apresentou aos parceiros florestais o novo diretor Florestal da Veracel, Márcio Veiga. Há dez anos atuando como diretor Administrativo-Financeiro na Veracel, Márcio Veiga tem uma experiência de 20 anos em empresas do setor de celulose e papel no Brasil e no exterior. “Minha meta é perpetuar nosso negócio de forma sustentável. Tenho confiança no time, e temos parceiros fortes na região”, destacou Márcio.



Aliança para o plantio de eucalipto


O programa Aliança da Veracel é direcionado a produtores rurais de municípios do Sul da Bahia que tenham interesse em fazer parceria florestal para o cultivo de eucalipto em suas propriedades. O programa conta com quatro opções de parceria: arrendamento de terra, fomento, compra de terra e compra futura da madeira de eucalipto.



Como um bom negócio para o produtor, o cultivo de eucalipto é uma alternativa para diversificar e ampliar a renda, além de desenvolver a região.



Presente no evento, a produtora florestal Tarcilia Sartorio, proprietária de uma fazenda em Porto Seguro, contou que já está no terceiro ciclo de plantio de eucalipto em sua propriedade e que o programa florestal da Veracel deu uma segurança financeira para a família. “Aprendemos muito sobre a questão ambiental. Espero que possamos estreitar mais o diálogo dos produtores com a Veracel. Eu acredito na perpetuidade deste negócio”, disse Tarcilia.


 
Sobre a Veracel Celulose

A Veracel Celulose celebra 31 anos de atuação em 2022. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção de 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.


A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.


Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.


Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é propósito da empresa.

 








Comentários do público:

Publicidade
0