home > noticias >

TECNOLOGIA

SICOOB: Maior sistema de cooperativas financeiras do País reestrutura operações de crédito e ameniza impactos do coronavírus com tecnologia

Medida anunciada pelo Sicoob visa reduzir impactos negativos da crise causada pelo coronavírus ao bolso dos cooperados; Acesso remoto a assembleias, palestras e seminários, além de cadastro de senhas via app, são algumas ações do sistema

Por: CliC101 | Approach Comunicação
Publicado em 26/04/2020 08:38

Publicidade

 

O Sicoob - maior sistema de cooperativas de crédito do País -, atento aos impactos financeiros que seus cooperados podem sentir por conta do novo coronavírus, adotou a reestruturação das operações de crédito, com prorrogações de prazos a partir de avaliações individuais de cada cooperativa. O objetivo é permitir que os cooperados viabilizem o pagamento dos vencimentos, mas com maior flexibilidade.

 

Pequenas e médias empresas que tenham folha de pagamento vinculada ao Sicoob poderão financiar estes vencimentos via linha de crédito oferecida pelo BNDES, com prazo de 36 meses (com seis meses de carência), valor de dois salários mínimos por empregado e taxa de 3,75% ao ano. Não será cobrada tarifa extra e o Sicoob não exigirá garantias especiais.

 

"Nós temos um conjunto de linhas para investimento, capital de giro, que podemos oferecer aos cooperados constantemente, não só nos momentos de crise. Nosso objetivo, neste período, é dar fôlego aos cooperados e manter o emprego das pessoas que dependem dessas empresas", explica Ênio Meinen, Diretor de Operações do Sicoob.


"A cooperativa tem que estar ao lado da comunidade, principalmente neste momento em que a sociedade mais precisa de auxílio. Nós vamos atender os cooperados com novas linhas, prorrogando vencimentos, baixando juros", diz Francisco Reposse Junior, diretor de Desenvolvimento e Supervisão do Sicoob Confederação.


O Sicoob conta hoje com mais de 4,6 milhões de cooperados e, mesmo na crise, segue com seu compromisso de ofertar produtos e serviços adaptados à necessidade dos associados.


Sicoob ameniza impactos do coronavírus com tecnologia


Durante o período de quarentena, visando reduzir as contaminações pelo novo coronavírus no Brasil, o Sicoob - maior sistema de cooperativas de crédito do País -, tem se movimentado para que os cooperados não deixem de participar do dia a dia se suas cooperativas e tenham na palma da mão ferramentas que possibilitem fazer cada vez mais transações sem sair de casa.


A primeira ação foi expandir o Sicoob Moob, um aplicativo que facilita a experiência dos cooperados, para a realização de transmissões de eventos ao vivo. Isso possibilita, por exemplo, acesso remoto a assembleias, palestras e seminários.


O Sicoob conta com mais de 4,6 milhões de cooperados e a novidade visa manter a conectividade e interação deles. A participação de cada cooperado é essencial, já que as votações decidem os próximos passos das instituições e, neste caso, evita-se o deslocamento e prioriza-se o bem-estar.


Outra inovação do Sicoob foi o estabelecimento de um novo fluxo de cadastro de senhas no App Sicoob. Pelo próprio aplicativo, o cooperado pode autenticar um código de acesso, efetivação ou liberar dispositivos. Desta forma, o cooperado não precisa se deslocar até um caixa eletrônico para fazer o procedimento.


"O objetivo do Sicoob é oferecer ferramentas tecnológicas aos cooperados para minimizar a necessidade de saída de casa para realização de transações", afirma Francisco Reposse Junior, diretor de Desenvolvimento e Supervisão do Sicoob Confederação.


Hoje, pelo App Sicoob, o cooperado pode fazer mais de 200 transações bancárias sem precisar sair de casa. "De forma facilitada, o cooperado realiza transferências digitais, pagamentos, empréstimos e diversas outras operações na palma da mão", diz Reposse. Mesmo na crise, o Sicoob segue com seu compromisso de ofertar produtos e serviços adaptados à necessidade dos cooperados.


Sobre o Sicoob - O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,6 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 396 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quarta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,8 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. Mais informações acesse: www.sicoob.com.br.









Comentários do público:

Publicidade
0