BANCÁRIOS – Sem nova proposta, a greve continua
Já na terceira semana, a greve dos bancários continua mantendo fechadas agências e centros administrativos.

A proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 6,1% de reajuste sobre todas as verbas salariais, sem aumento real, foi rejeitada pelo Comando ainda na mesa de negociação. Os bancários pedem reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real, além da inflação), participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 5.553,15 e piso salarial de R$ 2.860,21, entre outras reivindicações.
Em Salvador, os bancários marcam passeata para esta quinta-feira (03/10) com o objetivo de pressionar os banqueiros, aproveitando o Dia Internacional de Ação da classe trabalhadora, também nesta quinta-feira, quando marchas e greves acontecem para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de garantir uma vida digna para todos.
No Brasil, os trabalhadores ainda defendem o fim do fator previdenciário e o arquivamento do projeto de lei que regulamenta a terceirização.
Nota da Febraban
A Federação Brasileira de Bancos divulgou nota lembrando o vencimento dos principais tributos federais, que podem ser pagos por meio dos canais alternativos, como os caixas eletrônicos e rede 24 horas, pelo internet banking, pelo telefone do banco e ainda no correspondente.
A Febrabam alertou para o vencimento das contas do dia a dia, como alugueis, contas de água, luz, telefone, celular, licenciamento de veículos (em setembro vencem os carros com placas 7), renovações de seguros em geral, pagamento de financiamentos e empréstimos e a Inspeção Ambiental Veicular.
Segundo a Federação, as transações por meios eletrônicos representam 42%. Além dos canais eletrônicos, a associação ressalta que a população tem a disposição os correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.