Enquanto na vizinha cidade de Eunápolis, por exemplo, a campanha de Natal desperta a atenção do público, os comerciantes investem em decoração dos seus estabelecimentos, o poder público promove atrações musicais, investe em decoração, elementos cenográficos e artísticos próprios da ocasião, em Itabela, nem parece que estamos no periodo natalino.
A campanha ´chocha` apresentada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) não empolga compradores, que já passam por momentos de dificuldade com o arrocho salarial, a inflação corroendo os bolsos, a comida cada vez mais escassa na mesa, o décimo-terceiro salário comprometido com as necessidades básicas.
Quem quer que passe pela cidade, que tem uma verdadeira “vitrine 0800” chamada BR-101, nem sabe que o Natal existe por aqui. Apenas umas poucas bolas coloridas vindas de anos anteriores, já gastas e pouco atrativas, estão ali num acanhado espaço do trevo.
Ao que parece, a decoração de Natal da cidade, imaginada pelos administradores públicos, se limita a “pintura de meio-fio”.
E só.
Nenhuma alegoria, lâmpada colorida, pisca-pisca, muito menos um espaço apropriado e apresentações artísticas alusivas à ocasião.