home > noticias >

CAMPANHA CONTINUA

Eleições de Conselheiros Tutelares são canceladas/adiadas em 13 cidades; Candidatos se desdobram na busca de votos e fiscalização de infratores

Candidatos redobram o trabalho na busca de conquistar votos dos eleitores, de olhos arregalados e ouvidos atentos em possíveis infrações dos concorrentes

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 08/10/2019 08:47

Publicidade

Em todo o país, as eleições para Conselheiros Tutelares realizadas neste domingo (6) apresentaram os mais variados problemas em 13 municípios, comprometendo a condição total da eleição, como compra de votos, denúncias de irregularidades e problema com urnas.

Nessas localidades, a votação foi cancelada e ocorrerá em novo dia.


ITABELA

Um erro considerado “grosseiro”, cometido na impressão da cédula de votação pela empresa contratada e que passou despercebido pela revisão da Comissão Eleitoral, com uma candidata sendo identificada com a numeração de outra concorrente, acabou por determinar o adiamento da eleição para domingo (20/10), depois de verificada a impossibilidade de impressão de novas cédulas em tempo hábil.

Comentários e manifestações diversas circularam em redes sociais dando conta de que pelo menos três candidatos(as) estariam cometendo infrações passíveis de punição pelo regulamento da eleição, mas nem à coordenação do CMDCA e nem ao Ministério Público teriam chegado provas que pudessem resultar em ações punitivas aos infratores.


Se ligue - Se onde houver fumaça pode haver fogo, os(as) candidatos(as) devem redobrar o trabalho nestes poucos dias que ainda restam para a nova votação, primeiro buscando angariar votos democraticamente, e depois, de olhos arregalados e ouvidos atentos em possíveis infrações cometidas pelos seus concorrentes, com provas consistentes para respaldar possíveis reclamações.


CURITIBA - Foram detectadas inconsistências em relação às urnas, aos nomes e aos números dos candidatos; as fotos de seis candidatos não apareciam corretamente ou estavam trocadas nas urnas; alguns candidatos foram flagrados fazendo o transporte de eleitores para os pontos de votação, o que é proibido.


RIO DE JANEIRO - Foram identificadas irregularidades na impressão das cédulas. Após a identificação do erro, foram recolhidas todas as cédulas, usadas e não usadas.

O coordenador da Comissão Eleitoral do (CMDCA) admitiu que o pleito não ocorreu de forma tranquila, e estaria se esforçando para que a eleição não seja impugnada.

"Nós estamos tendo uma eleição atípica. Existe uma guerra entre milicianos, traficantes, católicos e evangélicos. Isso é uma certeza. Estamos em uma cidade sitiada. E nós estamos tentando evitar que a eleição seja impugnada", comentou o coordenador, contando ainda que as denúncias recebidas incluem candidatos realizando churrasco em troca de votos, festa open bar, boca de urna e intimidação.

"Eu tenho mais 300 denúncias com foto. Nesse momento vamos notificar os candidatos. Eles vão ter 48 horas para responderem e montarem sua defesa. Muitos candidatos vão ser impugnados", disse.

 

PORTO VELHO (RO)- Por problemas burocráticos, a votação ficou para novembro. Houve atraso na escolha da empresa para aplicação de provas aos candidatos a conselheiros tutelares.

 

FERRAZ DE VASCONCELOS (SP) - Foram recebidas denúncias de crimes eleitorais, como transporte ilegal de eleitores, compras de votos e boca de urna. Um homem foi filmado entregando dinheiro em frente a um local de votação. Também houve problemas nos equipamentos de votação.

 

OLINDA (PE) - As cédulas estavam com problemas, com nomes trocados.

 

CAMARAGIBE (PE) - A Justiça suspendeu o pleito porque membros do conselho estariam exercendo atividades após o fim dos mandatos.

 

PARNAÍBA (PI) - Houve problema na identificação dos eleitores, caderno de votação e nas urnas.

 

VÁRZEA GRANDE (MT) - Houve falha técnica nas urnas eletrônicas.

 

ARIQUEMES (RO) - Havia erro nas urnas.

 

PILÕEZINHOS (PB) - Mesários constataram mais cédulas nas urnas do que assinaturas de eleitores.

 

SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ (BA) - As eleições foram adiadas porque alguns candidatos estavam com número errado na cédula de votação, segundo o MB-BA.

 

TUCANO (BA) - Votação suspensa temporariamente porque algumas seções eleitorais não foram contempladas com local para os eleitores votarem.

 

TIMBIRAS (MA) - As eleições no município de Timbiras, localizado a 316 km de São Luís, foram impugnadas após o pedido de uma das candidatas, identificada como Maria Roseana Sales dos Santos. O novo processo de votação deve acontecer no dia 3 de novembro, das 8h às 17h.








Comentários do público:

Publicidade
0