home > noticias >

DIREITO DOS APOSENTADOS

Aposentados por invalidez pelo INSS têm direito a 25% a mais do benefício


Por: Clic101 com inf. da Previdência Social
Publicado em 15/01/2014 06:29

Publicidade

Foto: reprodução PDSC Advogados

Muita gente ainda não sabe, mas os beneficiários do INSS, aposentados por invalidez ou acidente de trabalho e que necessitam de assistência permanente, possuem o direito de receber 25% a mais, calculado no valor do benefício, inclusive quando for atualizado.

Esse direito existe desde 1991, e mesmo que o valor do benefício atinja o limite máximo previdenciário, o acréscimo ainda é devido.

Definidas pela legislação da previdência, são essas as situações em que o acréscimo é válido para os beneficiários:  cegueira total; perda de nove dedos das mãos ou paralisia de dois membros superiores ou inferiores; perda dos membros inferiores, quando não for possível o uso de prótese; perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível; perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível; alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social; doença que exija permanência contínua no leito e incapacidade permanente para as atividades da vida diária. 

O beneficio deixa de ser pago com a morte do beneficiário, não sendo incorporado ao valor da pensão deixada aos dependentes.

Os 25% são importantes para o aposentado, pois com esse valor o beneficiário pode arcar com despesas para melhorar a assistência da qual necessita.








Comentários do público:

Publicidade
0