home > noticias >

30 ANOS DE AMOR

Pastoral da Criança comemora 30 anos de atividades em Itabela


Por: CliC101 | Welisvelton Cabral
Publicado em 30/10/2017 11:01

Publicidade


Neste 30° domingo do tempo comum, para a Igreja Católica Apostólica Romana a Pastoral da Criança comemorou seus 30 anos de atividades em Itabela.

A Pastoral é formada por voluntários capacitados para realizar o trabalho de acompanhamento de crianças e orientação aos pais, levando conhecimento a esses lares.

 

 

Durante a celebração da Santa Missa, membros da Pastoral fizeram entradas apresentando os instrumentos de trabalho como o Guia e o Caderno do Lider, a balança, as ervas e medicamentos caseiros, além da Bíblia.

 

Iniciada no ano de 1987 pelas irmãs Júlia e Maura, teve como primeira coordenadora a senhora Neuza Francisqueto, primeira Coordenadora Comunitária a senhora Ivete, além de participarem também as senhoras Raimunda, Valdeci e Joélia (conhecida como Preta).

 

 

A Pastoral da Criança foi criada em Itabela para combater a situação de desnutrição e óbito infantil na época. No acompanhamento às famílias, as líderes ensinavam a fazer hortas, soro caseiro, usar ervas medicinais, acompanhavam as vacinas das crianças, falavam sobre higiene, entre outras atividades.

 

O trabalho foi iniciado com cadastro de 15 crianças. Os encontros de pesagem, denominados celebração da vida, eram feitos na casa da senhora Ivete, mas com o crescente número de crianças cadastradas o local se tornou pequeno, e então as celebrações da vida passaram a ser feitas na Comunidade São José Operário no bairro Bandeirantes, embaixo de árvores.

Dois anos mais tarde, com muito esforço, alí mesmo na comunidade São José a Pastoral da Criança construiu sua primeira estrutura física para atender as famílias.

 

O serviço continua a ser desenvolvido pelos líderes, e hoje está presente em 7 comunidades de vários bairros, espalhando a semente da esperança e amor.

 

Apesar do crescimento da Pastoral da Criança, a comunidade itabelense também cresceu e a necessidade de mais líderes para o trabalho é grande. Por isso, a atual Coordenadora da Pastoral da Criança, Angelita Cabral, fez um apelo durante a missa para que mais pessoas passem a integrar o grupo, afim de atingir outros bairros que precisam da Pastoral.









Comentários do público:

Publicidade
0