home > noticias >

Dia de Campo sobre cacau na Fazenda Lembrança II, referência mundial em produtividade

Estiveram presentes produtores e técnicos americanos, colombianos e israelenses, conferindo ao evento um nível internacional

Por: Clic101
Publicado em 12/12/2014 01:33

Publicidade

A Fazenda Lembrança II recebeu para um Dia de Campo nesta quinta-feira (11) mais de 50 produtores, entre cerca de 180 técnicos, trabalhadores na cacauicultura, administradores de propriedades rurais, empresários ligados ao agronegócio, especialistas em mercado, convidados e a imprensa.

Como falou o anfitrião durante a abertura, empresário Lindomar Lembrance, o evento decorreu da necessidade de atender a uma demanda dos produtores que, com muita freqüência, solicitam visitas às áreas de produção de cacau da fazenda, que quebrou o paradigma do cultivo de cacau sombreado, trazendo para céu aberto, com alta evolução tecnológica e mecanização.

Estiveram presentes produtores e técnicos americanos, colombianos e israelenses, conferindo ao evento um nível internacional.

Palestras de alta qualidade foram proferidas pela manhã por José Basílio Vieira Leite, da Ceplac (Cultivo Intensivo do Cacaueiro), Reymar Andrade, presidente da Pinhalense (Mecanização da Cacauicultura – Cenário e Tendências), Guilherme Junqueira, da Nestlé Cocoa Plan (Boas Práticas Agrícolas na Produção de Cacau) e José Carlos Vanini Hausknetch, da MB Agro Consultoria de Economia Agrícola (Análise Conjuntural do Mercado de Cacau).

À tarde, foram realizadas visitas às Estações do Campo, com participantes divididos em três grupos, orientados por técnicos e especialistas em atividade na propriedade, mostrando sobretudo sistemas de fertirrigação, poda e processamento mecanizado.

A Fazenda Lembrança II é um modelo de negócio para novos investimentos, com alta capacidade gerencial, produzindo atualmente 150 a 170 arrobas de cacau por hectare/ano, tem como meta alcançar a produtividade de 200, podendo alcançar até 300 arrobas/hectare/ano, sendo competitiva dentro do cenário mundial, como frisou o técnico Guilherme, da Nestlé, uma das empresas internacionais compradoras do cacau de alta qualidade.

Testemunhos e opiniões as mais destacadas foram ouvidas durante o dia de campo acerca do Grupo Lembrance:  valoriza a produção de amêndoas de qualidade, é parceiro da natureza, trabalha com um sistema socialmente inclusivo e tem visão tecnológica incutida na cabeça de todos os seus integrantes.

Também presente e participando ativamente, lá estavam Nildo Lembrance e sua esposa Naide, pais dos oito irmãos Lindomar, Pedro, Arnaldo, Antônio, Nildo Júnior, Edmar, Dina e Anna, que tocam os negócios do Grupo Lembrance juntamente com outros familiares e um corpo técnico e de colaboradores dedicados e valorizados.

Também marcaram presença o prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri; Bittencourt, secretário de agricultura de Porto Seguro; José Bernardino (Zequinha), Gerente da Pianna Rural; Neri Barbosa, pioneiro na produção de mudas de cacau clonal, Olival e Eduardo Covre.

Para Lindomar Lembrance, a unidade da família, cada um ocupando um setor específico dentro do negócio, planejamento, persistência e visão de mercado, são dentre outras, condições inerentes ao sucesso do empreendimento, finalizando dizendo que “não basta produzir, tem que se preocupar com o social, com o ambiental, e criar todas as condições para que o resultado seja positivo”.

O Dia de Campo teve a participação do Grupo Lembrance, Netafim, Pinhalense e Nestlé Cocoa Plan, e apoio da Basf, Stoller, Ceplac, Syngenta, Heringer, Defesa Agrícola, Nutrimaq, Hidra e Yara.









Comentários do público:

Publicidade
0