home > noticias >

ITABELA

Fiscais da ADAB fazem apreensão de carne e descoberta de matadouro clandestino em Itabela


Por: Clic101
Publicado em 24/10/2014 09:25

Publicidade

Após receber denúncias, fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB estiveram desencadeando ações em Itabela, referente a abate clandestino de bovinos.

As denúncias levaram os fiscais a uma fazenda nas proximidades do Auto Posto Vitória, às margens da BR-101 em Itabela, onde foi encontrado um cemitério de ossadas de bovinos. Além das ossadas, no local também havia fetos.

Na propriedade estava o senhor Selvino Arruda Amaral que se declarou proprietário do gado que estava no local e tinha como sócio o senhor José Pereira Silva, que são açougueiros e possuem box no Mercado Municipal de Carnes Leones Costa, em Itabela.

Fiscais da Vigilância Sanitária de Itabela foram chamados para fazer a apreensão da carne, mas em conversa entre os fiscais com o Secretário de Saúde Lúcio França, um acordo foi firmado para que a apreensão das carnes no Mercadão não fosse feita, já que 100% dos comerciantes atualmente trabalha de forma irregular, e a intenção das partes é promover uma audiência pública e estabelecer um tempo para que haja as adequações necessárias.

Nesta primeira ação, a fiscalização da ADAB constatou a existência de cerca de 100 animais que estavam na propriedade e que seriam destinados ao abate. Segundo a ADAB, foi lavrado auto, e os responsáveis ficaram como fiéis depositários, ou seja, não poderão abater, retirar ou dar qualquer outro destino, além de terem que comprovar a origem dos mesmos.

Mais uma ação

Em uma outra situação, os fiscais da ADAB apreenderam uma novilha do senhor Júnior de Martins que estava sendo abatida por funcionários, tendo ele se manifestado que seria para consumo próprio. Entretanto, segundo a ADAB, a portaria 304 trata a situação como ilegal, seja para consumo ou para comercialização.

Além de ter a carne apreendida, o empresário pode responder civilmente e pagar multa, que pode chegar a três salários mínimos.

Ainda segundo a ADAB, está agendada para a próxima segunda-feira, dia 27, reunião com a Vigilância Sanitária do Município de Itabela, quando serão traçadas metas e desenvolvidas ações no sentido de coibir a ilegalidade e irregularidades no setor de abate e comercialização de carnes no município, diante de denúncias que têm chegado ao órgão, inclusive de desaparecimento de animais em propriedades da região.

Os fiscais da Agência disponibilizaram o telefone (73) 3281-6734 para acolhimento de denúncias.









Comentários do público:

Publicidade
0