home > noticias >

APICULTURA

IV Seminário de Apicultura é encerrado com grande sucesso


Por: Clic101
Publicado em 19/10/2014 10:31

Publicidade

Encerrado na tarde desta sexta-feira (17) na cidade de Mucuri/BA, o IV Seminário de Apicultura do Extremo Sul da Bahia, organizado pelo Sebrae, Sindicato Rural de Mucuri, Ceplac e Associação de Apicultura de Mucuri.

Renomadas autoridades do setor apícola proporcionaram ao público que lotou o auditório da Câmara Municipal a oportunidade de angariar novos e sólidos conhecimentos para o desenvolvimento e fortalecimento da apicultura.

O professor da UESB Paulo Sérgio Cavalcante Costa, que é também presidente da Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura, falou sobre importância da sanidade das abelhas na produção, com informações básicas de biologia, manejo da colônia, comportamento higiênico, enfermidades e pragas, substituição de rainhas, ração, enfatizando o cuidado que as abelhas têm na correta manutenção da colméia e na alimentação de larvas e rainhas, lembrando que o “o único animal que cria filho para passar fome é o homem”. Finalizando sua palestra, o ilustre professor Paulo Sérgio, acerca do colapso das abelhas, deixou como mensagem a célebre frase de Albert Einstein: “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana”.

Paulo Sergio Cavalcante - Professor da UESB e Presidente da Febamel

A professora Vandira da Mata, da EBDA, mostrou o projeto de pesquisa que desenvolve sobre própolis no litoral da Bahia, falando das características, propriedades biológicas, flora, classificação, o que é necessário para produzir própolis, manejo, comercialização e produção, dentre outros aspectos.

Vandira da Mata - EBDA

O Brasil ocupa hoje o terceiro lugar na produção mundial de própolis, com cerca de 150 toneladas/ano, sendo 80% desta produção exportada para o Japão.

Segundo Vandira, cada colméia produz cerca de 150g/colméia/mês, a um valor de mercado que vai de R$50,00 a R$500,00 por quilo, dependendo da qualidade do produto.

Importantes informações foram transmitidas de forma simples e objetiva por Ailana Santos dos Reis, consultora da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes), falando sobre o tema compras governamentais, uma oportunidade para a apicultura, orientando a todos os apicultores e associações sobre formas de acesso a crédito.

Ailana Santos dos Reis, consultora da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes)

Como último palestrante, Ângelo Márcio Lantier Brasil, atualmente radicado em Nilo Peçanha/BA, transmitiu informações e conhecimentos extremamente relevantes, especialmente para quem deseja ingressar na atividade de produção de pólen, ele que é produtor há 20 anos.

Ângelo Márcio Lantier Brasil, atualmente radicado em Nilo Peçanha/BA

Nadson Sales - Consultor SebraeEncerrando o evento, foi realizada uma mesa redonda coordenada pelo Consultor do Sebrae, Nadson Sales, com a participação dos presidentes de associações Carlindo Meira (Itabela), Gilson (Guaratinga), Rubens (Eunápolis), Juca (Mucuri) e Janhanderson (Teixeira de Freitas), e de Eliane Meneses (Faeb), Pedro Leite (Sindicato Rural e Ceplac) e Paulo Mesquita, Gestor de Projetos de Agronegócio do Sebrae na região extremo sul da Bahia, tendo também a participação da senhora Eloisa, da Apiexsu.

Instigados sobre os passos das associações em busca de oportunidades, foram lembrados, dentre outros aspectos, a importância do conhecimento adquirido, foco na atividade, discutir as questões com mais afinco e profundidade, avançar nas ações para fortalecimento das associações e planejamento, tendo o presidente da Apiexsu feito também um breve relato da sua participação na Câmara Setorial da Apicultura.

Eliane Meneses mostrou por que é merecedora do carinho e do reconhecimento de toda a classe, com a sua simplicidade, incentivo, orientação e proporcionando oportunidades de conhecimento a todo o setor apícola de Eunápolis e da região.

Eliane Meneses - Eunápolis

Como anfitrião, Pedro Leite fez agradecimentos, enfatizou o repasse de conhecimento, e anunciou para este ano a premiação como incentivo aos apicultores da região de Mucuri. Serão premiados: maior produção por caixa, apiário mais organizado, maior acréscimo de produção, maior produção e participação na Casa do Mel.

Paulo Mesquita de Luna Freire - Gestor de Projetos de Agronegócio/SEBRAE

Ao final, Paulo Mesquita disse da sua sensação do dever cumprido, fez agradecimentos aos parceiros Ceplac, Sindicato, Apicom, Suzano, Fíbria, Veracel, e disse da idéia de formar uma comissão com representantes das associações para iniciar já o projeto do V Seminário, com ainda mais conteúdo, deixando como sugestão a cidade de Porto Seguro para sediar esse importante evento.









Comentários do público:

Publicidade
0