home > noticias >

APICULTURA

CEPLAC capacita Corpo de Bombeiros de Itabuna na captura de Abelhas

O objetivo do curso foi repassar informações sobre conhecimentos teóricos e técnicos do processo de captura de enxames de abelhas

Por: Clic101
Publicado em 16/08/2014 12:46

Publicidade

Durante o período de 05 a 08 de agosto, quatorze militares do Corpo de Bombeiro de Itabuna, Bahia, participarem de um treinamento na Ceplac, com foco na captura de abelhas.

Aula prática - Captura de abelhas
Aula prática - Preparação de materiais para captura de enxames

O treinamento constou de aulas teóricas e práticas. Os bombeiros participantes do curso tiveram a oportunidade de conhecer as abelhas com ferrão, abelhas sem ferrão e as vespas (maribondos). Segundo o Capitão Eminelvino Fonseca Soares Neto, “ existe uma grande demanda para a retirada de enxames, sendo uma das principais ocorrências. São em torno  de 30 chamadas por mês”, e acrescentou: “Devido a grande procura, surgiu a necessidade da realização do treinamento e a Ceplac se constitui numa grande parceira, por deter vasto conhecimento na área”.

O objetivo do curso foi repassar informações sobre conhecimentos teóricos e técnicos do processo de captura de enxames de abelhas, conhecimento das espécies de abelhas e de vespas, biologia das abelhas, conhecimento do habitat natural, segurança na captura de enxames,  captura dos enxames em  troncos ocos de árvores, residências, quintais  e outros locais. O primeiro dia do curso foi teórico e os demais dias foram de práticas.

O curso foi ministrado pela equipe do Setor de Apicultura do Cepec, tendo como instrutores o agrônomo Ediney de Oliveira Magalhães, o técnico Agrícola João Ricardo Santos, a estagiária do CNPq Elaine Mereguette e no apoio operacional, Rita de Cássia Lavinsk.

 

Segundo Ediney Magalhães, instrutor do treinamento, que há anos lida com a captura de abelhas, esse tipo de trabalho exige muito cuidado e experiência, pelo fato de ser uma captura em áreas urbanas e os animais (as abelhas) terem um instinto bastante defensivo.

Disse também Ediney que a prioridade é a remoção dos enxames de locais de risco para a população e para as abelhas, que devem ser preservadas, porque são insetos responsáveis  pela polinização da maioria dos cultivares, os quais os homens dependem para a sua sobrevivência. O agrônomo ressaltou que “dar um fim” nas abelhas é crime ambiental. O correto é realizar a captura, pois afirma sobre a importância das abelhas para o meio ambiente.

Após o treinamento, os instrutores da Ceplac foram homenageados pelo Corpo de Bombeiros de Itabuna com a entrega de certificados.

Bombeiros homenageiam equipe de apicultura da Ceplac

O chefe do Cepec , Dr. Adonias de Castro, ressaltou a importância da Ceplac em apoiar a comunidade em eventos dessa natureza, e disse que o Setor de Apicultura da Ceplac tem realizado relevantes serviços aos produtores, como a distribuição de abelhas rainhas selecionadas, execução de trabalhos técnicos, e a realização de eventos de alcance nacional, como o Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen.








Comentários do público:

Publicidade
0