home > noticias >

AGRO

Recolhimento itinerante contabiliza 10 toneladas de embalagens de agrotóxicos na última agenda em Itabela

Eunápolis e Guaratinga receberão a ação nos próximos dias, confira a programação.

Por: Clic101 | Welisvelton Cabral
Publicado em 08/11/2023 20:13
Atualização:08/11/2023 20:18

Publicidade


Nos dias 06 e 07 de novembro (2023), aconteceu em Itabela mais um recolhimento itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos. Ação realizada pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Espírito Santo (Assoagres), e vinha sendo realizada anualmente em Itabela e em outros municípios da região.

 

De acordo com Olivério Poltronieri, Engenheiro Agrônomo responsável pelo RI, este ano, apenas em Itabela, nesses dois dias foram recolhidos 10.210 kg de embalagens, superando anos anteriores.   

 

Ainda este ano o Recolhimento Itinerante vai acontecer em Eunápolis nos dias 26 e 27 de novembro, e em Guaratinga, nos dias 12 e 13 de dezembro.

 

Finalizada a agenda da região a expectativa é de que a ação não aconteça nos próximos anos, já que os produtores rurais da região contarão com um ponto fixo de recebimento das embalagens, que será instalado em Eunápolis, o que deve trazer mais versatilidade aos produtores rurais, que não precisarão estocar as embalagens até data do RI, ou mesmo transportar os recipientes até Teixeira de Freitas, onde já funciona um ponto fixo de recolhimento.

 

“Acredito que em seis meses a região vai ter já uma unidade para atender o produtor de segunda a sexta-feira, em horário comercial fazendo com que o produtor tenha essa facilidade de devolver [as embalagens], diferente de como é até então, que o produtor precisa se programar para fazer a devolução apenas uma vez ao ano”, disse o Engenheiro Agrônomo Olivério Poltronieri, que completou sua fala agradecendo aos parceiros, a Cooabriel, Adab, Prefeitura de Itabela através da Secretaria de Meio Ambiente, entre outros.

 

O produtor rural Vanderlei Nunes vê de forma positiva a instalação do Ponto de Recolhimento, “vai facilitar muito para nós produtores que não vamos mais precisar armazenar na fazenda, quando a gente tiver bastante vasilhames, a gente já desloca e leva até eles”, disse em entrevista ao Clic101.

 








Comentários do público:

Publicidade
0