home > noticias >

PROJETOS DE AGROECOLOGIA

Programa Agrovida traz novas oportunidades para agricultores familiares

Comunidades participantes do projeto agora podem apostar em culturas de ciclo longo, como cacau e café, que têm mais estabilidade de mercado

Por: Veracel
Publicado em 25/10/2023 08:18
Atualização:25/10/2023 08:21

Publicidade

O Programa Agrovida da Veracel, empresa de celulose do Sul da Bahia, entrou em uma nova fase. Agora, os agricultores parceiros nos projetos de agroecologia da empresa em quatro comunidades do Sul da Bahia - Ponto Central, Itagimirim, Petrolândia e Mundo Novo -, poderão aumentar sua rentabilidade com culturas de ciclo longo. 

A novidade também amplia a possibilidade de acesso a crédito para esses agricultores familiares, gerando mais oportunidades de profissionalização e ampliação de investimentos nas produções. 

Até o momento, os agricultores estavam produzindo culturas de ciclo curto, como milho, abóbora, feijão, mandioca, batata, hortaliças, entre outros produtos. Contudo, em um diagnóstico feito pela consultoria especializada Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais, a Veracel identificou o interesse dos produtores em produzir os chamados “bens de raiz”, as culturas de ciclo longo, mais rentáveis, mas que também requerem maior investimento. 

“Aqui na minha roça tenho horta, vendo para restaurante e não falta comida, mas eu quero plantar umas mudas de cacau para poder fazer chocolate e aumentar nossa renda”, destaca Ednalva Ferreira Lima, moradora de Itagimirim e participante do programa. 

Dessa forma, o Programa Agrovida avançou mais uma etapa e tem apoiado os produtores, oferecendo assistência técnica para que as novas culturas sejam implementadas, de forma alinhada ao modelo de agricultura regenerativa, que tem técnicas especificas para conservação de solo e uso de bioinsumos, por exemplo. 

Este tipo de produção traz mais autonomia para os produtores e agrega o valor da sustentabilidade aos seus produtos. “A Veracel tem investido no fortalecimento da agricultura familiar e incentiva a diversificação de culturas na região sul da Bahia. Isso é um exemplo de nosso diálogo e da nossa convivência positiva com as comunidades locais. O desenvolvimento da nossa região, de forma harmoniosa e sustentável, é nossa premissa de atuação socioambiental”, destaca Izabel Bianchi, coordenadora de Responsabilidade Social da Veracel. 

O Projeto Agrovida foi implementado pela Veracel em 2009, como uma solução para as áreas de recuo do plantio de eucalipto próximas às comunidades, criando oportunidades de geração de renda para moradores da região. 

Além de estimular a formação de associações que representassem as famílias assistidas pelo projeto, a empresa ainda disponibilizou áreas em regime de comodato, insumos e ferramentas, para que esses agricultores pudessem desenvolver suas atividades agrícolas. 

Agrofloresta e novos investimentos 

O programa Agrovida também tem auxiliado os agricultores na captação de recursos de investidores interessados em apoiar iniciativas de agricultura sustentável e o conceito de agrofloresta, que combina o cultivo de árvores nativas com culturas agrícolas regenerativas e, em muitos casos, também com a criação de animais de pequeno porte em um único espaço. 

Esse sistema é projetado para imitar ecossistemas naturais e promover a biodiversidade, a conservação do solo, a reciclagem de nutrientes e a produção de alimentos de forma sustentável. O primeiro parceiro da iniciativa é uma organização não governamental sediada nos Estados Unidos que irá investir na comunidade de Itagimirim para o plantio de cacau regenerativo, de forma a incentivar este modelo, que revitaliza áreas degradadas com uma agricultura ecologicamente adequada. 

Com o apoio, serão plantados mais de 28 hectares, e a expectativa é que a comunidade se torne uma referência nesse tipo de cultivo na região, gerando o interesse de mais parceiros que possam apoiar os produtores no desenvolvimento desse modelo de cultura. 

Para mais informações sobre as iniciativas da Veracel Celulose, acesse o site da companhia. 

Sobre a Veracel Celulose 
A Veracel Celulose celebrou 31 anos de atuação em 2022. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso. A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia. Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior reserva particular de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro e recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora. São 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda todos últimos anos. Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito! 








Comentários do público:

Publicidade
0