home > noticias >

DIA NACIONAL DO CAMINHONEIRO

Segurança no trânsito: Veracel reforça cuidados com motoristas

Companhia realiza a Semana Nacional do Trânsito para reforçar os cuidados com a segurança e destacar as iniciativas da empresa para a proteção dos condutores que atuam pela companhia

Por: Veracel
Publicado em 16/09/2023 07:31
Atualização:16/09/2023 07:33

Publicidade


Neste sábado (16) é comemorado o Dia Nacional do Caminhoneiro e, a partir de segunda (18), a Veracel iniciará uma semana de atividades voltadas à temática de segurança no trânsito, premissa tão importante para estes profissionais. A Semana Nacional do Trânsito é uma iniciativa do governo federal e serve como ponto de reflexão para a prática de boas condutas no trânsito. Seguindo a campanha nacional, a Veracel adota como mensagem “No trânsito, escolha a vida!” em ativações com os motoristas até o dia 22 de setembro.

As atividades propostas pela empresa envolvem diálogos sobre segurança e palestras com os funcionários e as empresas parceiras da companhia para a sensibilização e engajamento do tema. Os conteúdos serão comunicados de forma física e digital nos canais internos da empresa nas regiões onde atua, no sul da Bahia e no norte de Minas Gerais.

“Dentro da Veracel, o conceito de segurança é um valor que nos guia desde a execução de tarefas mais simples até os serviços mais complexos. No que diz respeito ao trânsito, buscamos realizar ações de prevenção que apoiem os motoristas a buscar cada vez mais segurança em suas viagens”, comenta Alberto Nascimento, coordenador de Logística de Madeira da companhia.

Uma das iniciativas da empresa para a segurança nas estradas é o monitoramento em tempo real de todos os veículos de sua frota. Atualmente, a Veracel possui 116 veículos leves e 170 carretas que transportam madeira e celulose. O sistema de monitoramento alerta os motoristas sobre limites de velocidade e, caso esteja acima do permitido, a ferramenta avisa o condutor e as centrais de monitoramento, que operam 24 horas por dia. 

Além dessa iniciativa, a Veracel também adota um sistema com câmeras que permite identificar remotamente possíveis sinais de fadiga nos condutores. Caso seja identificado qualquer sinal de cansaço pelas expressões faciais do condutor, um alerta sonoro é emitido para dentro do veículo e para a central de monitoramento da empresa de transporte. Com isso, o motorista é acionado por celular ou rádio, sendo orientado a parar o veículo em local seguro, relatar como está se sentindo, realizar alongamentos ou descansar por um período.

Outra frente de atuação da Veracel para a prevenção de acidentes são os treinamentos realizados com os condutores para orientações de direção segura, além de trabalhar com um rotograma que alerta em tempo real sobre os pontos de atenção de cada rota.

“A Semana Nacional do Trânsito é uma oportunidade importante para reforçarmos essas iniciativas e demais orientações de apoio que agregam valor e segurança ao dia a dia dos motoristas”, finaliza Nascimento.

 

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.








Comentários do público:

Publicidade
0