home > noticias >

SANIDADE

Comitê é criado para combater e controlar Influenza Aviária na Bahia

O Grupo de Trabalho (GT) é sediado na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), na capital baiana

Por: Brasil 61
Publicado em 26/08/2023 09:13
Atualização:26/08/2023 09:15

Publicidade

A Bahia criou o Comitê de Enfrentamento para combater e controlar a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), também conhecida como gripe aviária. O Grupo de Trabalho (GT) é sediado na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), na capital baiana.

O coordenador do Programa de Sanidade Avícola da Adab, José Klinger, avalia que o objetivo do comitê é agregar todos os órgãos e entidades privadas para que as ações sejam executadas de forma coordenada e de acordo com a competência de cada um. 

“Por exemplo, a Adab faz a vigilância dos animais, das propriedades, faz a coordenação para instalar as barreiras, faz também a coleta de material e o envio ao laboratório. Temos também a Secretaria Estadual de Saúde que faz o monitoramento das pessoas que tiveram contato com as aves doentes”, explica. 

De acordo com informações do Ministério da Agricultura (Mapa), desde a confirmação do primeiro caso de gripe aviária no Brasil em maio de 2023, após a declaração de estado de emergência zoossanitária em âmbito nacional, foram realizadas mais de 1.700 investigações relacionadas à doença. Dos 420 exemplares coletados pelos técnicos do Mapa, 80 testaram positivo para o vírus da influenza aviária.

Klinger ressalta que as ações do GT visam especificamente a contenção e eliminação do foco de influenza aviária. “Resultando em menor prejuízo o retorno ao status livre de influenza aviária no menor tempo possível. Vale ressaltar que a Bahia não tem casos de influenza aviária em suas granjas comerciais, ou na criação de fundo de quintal e subsistência”, aponta. 

O coordenador esclarece que caso ocorra algum caso de influenza aviária nas granjas comerciais ou nas de fundo de quintal, será implementado o plano de contingência que visa eliminar o foco no menor tempo possível. 








Comentários do público:

Publicidade
0