home > noticias >

PREVENÇÃO

Segurança no trânsito: Veracel destaca cuidados com o transporte de madeira

A companhia realiza diversas ações em prol da segurança, que é uma premissa em todas as suas áreas de atuação

Por: Veracel
Publicado em 20/07/2023 10:05
Atualização:20/07/2023 10:10

Publicidade

Para a Veracel, segurança no trânsito é fundamental, além da busca constante por projetos que possam reduzir as viagens entre suas áreas florestal e industrial. Por isso, a companhia realiza, em parceria com as autoridades responsáveis, ações para a prevenção de acidentes e melhorias nas estradas dos 11 municípios onde opera, na região Sul da Bahia. A empresa também está sempre investindo em soluções que buscam reduzir o número das viagens necessárias para a sua operação, o que também contribui com o meio ambiente, por meio da redução de emissões de carbono na atmosfera. 

Segurança em qualquer horário: Carreta de transporte de madeira a serviço da Veracel Celulose em operação noturna (Foto: Divulgação)

O primeiro cuidado da companhia é com a segurança no trânsito. Para isso, a Veracel realiza o monitoramento, em tempo real, de seus 116 veículos leves e de sua frota de 170 carretas que transportam a madeira e a celulose produzidas. 

A empresa conta também com o controle de telemetria de veículos. Esse monitoramento identifica comportamentos de risco e sinais de fadiga por meio de uma câmera instalada na cabine voltada para o condutor e de uma  segunda câmera, que registra o movimento da rodovia.

Caso a câmera de fadiga registre algum movimento facial com indicativo de cansaço, um alerta sonoro é emitido para o condutor na cabine do veículo, e simultaneamente para uma central de monitoramento da empresa de transporte. O condutor é acionado por celular ou rádio pela central, sendo orientado para que realize a parada do veículo em local seguro, relate a condição de condução, realize alongamentos ou descanse por um período.

“Além do monitoramento da frota, realizamos reciclagens constantes nos treinamentos voltados para a condução segura. Também enviamos alertas de segurança para todos os condutores, por meio de grupos de mensagens, e trabalhamos com um rotograma falado na frota, alertando condutores sobre os pontos de atenção de cada rota. Fazemos ainda o controle de peso em campo, com balanças de grua”, conta Alberto Nascimento, coordenador de Logística de Madeira da Veracel. O rotograma é uma ferramenta que permite que as empresas e os condutores planejem a rota mais adequada para cada viagem, levando em conta diversos fatores, como distância, tempo estimado, pontos de parada, restrições legais e riscos envolvidos.

“A JSL, empresa parceira na operação, também possui uma sala especialmente criada para que motoristas iniciem a jornada com segurança e atenção. Essa sala tem luz mais intensa, espaços para exercícios e orientações para alongamentos,” complementa Nascimento.

As carretas realizam o transporte da madeira entre as unidades de colheita na Bahia e em Minas Gerais, e a fábrica da companhia, localizada em Eunápolis (BA). Já a celulose é transportada até o terminal marítimo, localizado em Belmonte (BA).

Para os veículos leves, a telemetria monitora o comportamento do condutor e verifica, por exemplo, se o motorista realiza freadas bruscas e qual a velocidade utilizada.  A ferramenta sinaliza ainda o posicionamento do veículo via GPS (parado ou em movimento) e informações como: KM rodado, velocidade, regras violadas e até mesmo a identificação dos motoristas, funcionalidade que está em fase de implementação. 

Anualmente, no mês de setembro, a Veracel realiza a Semana Nacional do Trânsito. Neste ano, a iniciativa está programada para 18 a 22 de setembro. A ação é realizada conforme o calendário do governo federal sobre o assunto e tem como objetivo estimular, em todo o Brasil, a conscientização sobre boas práticas de conduta no tráfego para promover a segurança e evitar acidentes. 

 

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.








Comentários do público:

Publicidade
0